Notícias

Comissão que discutirá regimento da Estatuinte terá a participação do grupo gestor da Uneb



 A comissão provisória que discute os princípios e normas do processo Estatuinte fez reunião no Campus I da Uneb, nesta segunda-feira (10). Entre os encaminhamentos do dia, foi deliberado que a próxima comissão, responsável pela elaboração do regimento da Estatuinte terá a participação do grupo gestor da universidade. A decisão teve voto contrário da representação da ADUNEB, que defendeu as deliberações do conjunto da categoria docente. 

De acordo com os entendimentos do Movimento Docente, deliberados em assembleia geral, em 09 de março (leia mais), os espaços de discussões referentes ao processo Estatuinte deveriam ser compostos, de maneira paritária, pelos três segmentos da comunidade acadêmica: professores, servidores técnicos e estudantes. Segundo a diretoria da ADUNEB, na prática, o que se observa é a participação e influência do grupo gestor, que se aproveita da correlação de forças, desfavorável aos demais segmentos, para forçar a participação dos representantes da reitoria nas questões relacionadas à Estatuinte. Ainda de acordo com o sindicato, o grupo gestor tem sim um papel importante no processo, mas deveria ser o de proporcionar a organização e a infraestrutura para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Esse foi o papel adotado pela reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a construção da Estatuinte daquela instituição de ensino. Fato que, infelizmente, não tem sido respeitado pela reitoria da Uneb. 
 
Durante as discussões, desta segunda-feira (10), também foi deliberado que os representantes docentes, técnicos e estudantes, que irão compor a comissão do regimento da Estatuinte, serão escolhidos respectivamente nos espaços da ADUNEB, Sintest e DCE. 
 
A última reunião da comissão que constrói os princípios e normas da Estatuinte acontecerá em 1º de agosto, terça-feira, às 9h, no auditório da ADUNEB. Na ocasião será feita a leitura final do relatório e a assinatura das representações. Após essa etapa, o documento será encaminhado ao Conselho Universitário.