Notícias

Proteja-se! Saiba como se defender diante dos cortes e da retirada de direitos



 De Brasília vêm os ataques do ilegítimo governo Temer: as reformas da Previdência e trabalhista, os cortes da aposentadoria, a terceirização que ameaça o emprego, o desmonte do Ensino Médio e a desvalorização do professor. Por aqui, o governo do Estado da Bahia há dois anos não paga o reajuste linear do funcionalismo público, salários defasados pela inflação em mais de 30%, a imposição da previdência complementar (PrevBahia), cortes de adicional de insalubridade, a negativa de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho, a perseguição e a marginalização dos servidores públicos. Por todos os lados o gosto amargo da instabilidade. O novo tempo, ainda mais difícil, não permite apenas exercer a profissão com dignidade, é preciso somar forças em defesa da categoria. A conjuntura mostra a necessidade da união nas pautas em comum dos docentes, no fortalecimento do coletivo para a defesa dos direitos de professoras e professores.

Diante do reacionário momento político de perdas de direitos e, respaldada pelos seus 35 anos de história em defesa da categoria, a ADUNEB lança sua nova campanha de filiação: “Um mais um é sempre mais que dois - Não lute sozinho!”. Baseada em uma frase do compositor Beto Guedes, o sindicato, além de valorizar todos os docentes já filiados, busca o diálogo e a aproximação com os demais professores/as. Pautada na pluralidade de pensamentos e na democracia das decisões, a ADUNEB tem suas assembleias docentes como espaço máximo de deliberação e legitimidade. A todas/os as/os professoras/es, filiadas/os, dos campi do interior, que quiserem participar as atividades sindicais e assembleias, o sindicato faz o reembolso das despesas com transporte terrestre. Além disso, oferece uma equipe de assessores jurídicos, que orienta e defende judicialmente os docentes em causas trabalhistas no âmbito da universidade. Clique aqui a faça sua filiação. De acordo com a diretoria, neste primeiro momento da Campanha será feita ampla distribuição de camisas e adesivos, além da cartilha do Fórum das ADs de orientação e alerta às questões relacionadas à Previdência (leia aqui). A cartilha também está disponível na página inicial do site da ADUNEB.

Conquistas

A partir do trabalho coletivo, da filiação do maior número de docentes e da legitimidade do sindicato, que se dá a possibilidade de garantir direitos e avanços nas conquistas trabalhistas aos professores. Foi assim que, em 2012, os docentes das Universidades Estaduais Baianas (Ueba) arrancaram do governo 7% de aumento no salário-base e a antecipação dos pagamentos da C.E.T. (incentivo funcional por Condições Especiais de Trabalho). Naquele período, praticamente nenhuma outra categoria do funcionalismo público baiano obteve reajuste. Em 2015, com a intensificação do descaso do governo do Estado, após 86 dias de greve, o Movimento Docente da Uneb conquistou a implementação de TODAS as vagas represadas de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. Na ocasião, centenas de docentes foram favorecidos. Somente as promoções chegaram a 123.

Além disso, ainda garantiu a devolução de parcela do orçamento da universidade que havia sido retirada no primeiro trimestre do ano, o comprometimento de que até o final do ano não teria mais redução de orçamento e a revogação da Lei 7176/97, que interferia na autonomia das Ueba.

Atualmente, além da Campanha 2017 (conheça a pauta LINK), a ADUNEB atua na defesa aos professores na questão do corte de passagens aos docentes do interior, que necessitam de transporte intermunicipal; no corte autoritário dos adicionais de insalubridade; na injusta lista de professores acusados de exercer outra atividade conjuntamente com o regime de trabalho de dedicação exclusiva; inúmeros casos de assédio moral, entre outras lutas.

Próximo aos campi

Para se aproximar dos campi, do contato direto com os docentes e conhecer as dificuldades de cada departamento, durante todo o ano o sindicato desenvolve ainda o projeto ADUNEB na Estrada. Por meio de reuniões pré-agendadas, diretores do sindicato percorrem as 24 unidades da Uneb, capital e interior, para debater e tentar solucionar as demandas locais. Além disso, cada departamento tem a possibilidade de ter o seu próprio diretor da ADUNEB ou represente docente, que faz a ponte entre os anseios da categoria e a diretoria executiva.    

Filie-se! Participe da ADUNEB, um espaço em que “Um mais um é sempre mais que dois! Não lute sozinho!”.

Clique aqui para fazer a filiação