Notícias

Estudantes da Uneb de Bonfim protestam em visita do reitor e paralisam rodovia federal



 Estudantes do Campus da Uneb de Senhor do Bonfim, indignados com os problemas e a falta de infraestrutura do Campus VII, aproveitaram a presença do reitor, José Bites, nos últimos dias 10 e 11 de abril, para realizar forte protesto. Entre outras ações, ocuparam por 1h30 a rodovia BR-407, localizada em frente à universidade. 

De acordo com fontes locais, as manifestações foram realizadas principalmente pelos estudantes do 9º semestre do Curso de Enfermagem, mas também contaram com a participação de discentes de outros cursos. Uma das principais reivindicações dos protestos foi a necessidade de contratação de docentes para a disciplina de Estágio Curricular II, realizada dentro de hospital. Além desse problema, ainda faltam outros três professores substitutos, aos quais os processos já tramitaram na Uneb, mas o governo Rui Costa não libera a execução das seleções. 
 
Aos protestos também se somaram outras demandas como melhorias na infraestrutura do campus, a aquisição de equipamentos, ampliação da biblioteca, reforma na rede elétrica e na residência universitária. As manifestações receberam apoio dos professores, ampla divulgação da imprensa local e repercutiram em âmbito estadual.
 
                                                                                                                                Fotos: Divulgação manifestantes 
BR 407 foi fechada por 1h30 para chamar a atenção do governador Rui Costa e do reitor José Bites
 
Resposta
 
Somente após a pressão dos estudantes, em comunicado oficial, a reitoria da Uneb informou como solução provisória “... contratação imediata de dois professores para o campo de estágio, que atuarão ainda esse semestre”. O texto menciona ainda a contratação de três professores para o próximo semestre, na tentativa de suprir parte das necessidades do Campus de Senhor do Bonfim. Sobre as questões estruturais, a equipe gestora se comprometeu em tentar minimizar os problemas.
 
Os manifestantes informaram que seguirão em luta até a contratação dos outros três docentes e as melhorias de infraestrutura. A diretoria da ADUNEB saúda os estudantes do Campus VII, que participaram dos protestos, e os professores que manifestaram apoio. O episódio foi mais uma evidência de que é somente por meio da união e luta que os problemas da comunidade acadêmica serão superados.
 
Só a luta muda a vida.