Notícias

Fórum das ADs define centralidade da luta 2017



 Em reunião realizada na segunda-feira (20), na Uesb de Vitória da Conquista, o Fórum das ADs encaminhou que a centralidade da luta deste ano, para o Movimento Docente das Universidades Estaduais Baianas será por uma política de recuperação salarial e pelos direitos trabalhistas. O Fórum das ADs compreende as associações docentes da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.

Sobre a questão salarial, após a análise da inflação dos últimos dois anos, os representantes das ADs afirmaram que a reivindicação salarial deste ano será de 30,5% de aumento. O cálculo é o resultado da soma das perdas inflacionárias de 2015 e 2016, acrescido de uma política de recomposição salarial.
 
Quanto aos direitos trabalhistas, a batalha dos últimos anos continuará firme. Será necessário intensificar a disposição de luta em defesa das garantias de promoções, progressões, alterações de regime de trabalho e adicionais de insalubridade.
 
A pauta 2017 com todas as reivindicações do MD foi protocolada junto ao governo em dezembro do ano passado (leia mais). A próxima reunião do Fórum das ADs será em 10 de março. Para discutir as reivindicações do MD, no mesmo dia os professores tentam agendar uma reunião com o secretário da educação, Walter Pinheiro. 
 
15 de março
 
Para o Dia Nacional de Paralisações e Lutas contra a reforma da Previdência – 15 de março, o Fórum das ADs indicou que as quatro associações docentes deverão fazer atividades locais de mobilização, a exemplo de palestras e panfletagens. As agendas das atividades serão amplamente divulgadas em breve. 
 
Nesse dia 15, o ANDES-SN, a CSP-Conlutas e as demais centrais sindicais constroem nacionalmente paralisações e protestos contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 287, de reforma da Previdência. Outras organizações de trabalhadores da educação, como a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) também já haviam aprovado a participação nos protestos. 
 
Ciclos de palestras
 
Dois ciclos de palestras e atividades acontecerão nas quatro Ueba. O primeiro, a ocorrer em abril, será sobre a reforma da previdência e os prejuízos causados pelo PrevBahia, plano privado de aposentadoria complementar que tenta ser imposto pelo governo Rui Costa. Sobre o PrevBahia, o Fórum das ADs ainda fará uma cartilha de orientação à categoria, que denunciará como esse modelo de plano privado impactará os docentes. Desde o início desse projeto do governo, a ADUNEB já desenvolve atividades de orientação à categoria (leia mais). Já o segundo ciclo de palestras está previsto para ocorrer de abril a junho, e terá como tema os Cem anos da Revolução Russa.
 
Encontro das Ueba
 
Na reunião também foi definida que o Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais Baianas acontecerá de 26 a 28 de maio, na Uesc – Ilhéus. O evento é considerado o mais importante espaço de discussões e articulações políticas do Movimento Docente das Ueba. Na mesma semana, de 23 e 27 de maio, acorrerá a Semana de Lutas do setor das instituições de ensino superior estaduais e municipais, que integram o ANDES-SN.