Notícias

ADUNEB sediará o 37º Congresso do ANDES-SN



A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB – Seção Sindical do ANDES-SN) sediará, em Salvador, o 37º Congresso do ANDES-SN, que será realizado em 2018. A ADUNEB-SSind apresentou candidatura única, e os delegados do 36º Congresso aprovaram por aclamação a realização do congresso na capital baiana.
 
Os representantes da ADUNEB-SSind apresentaram um vídeo, com imagens da cidade, e alguns fatos históricos de Salvador e da luta dos docentes das universidades estaduais baianas. “Queremos sediar o 37º Congresso por considerar a importância desse evento para fortalecer a relação com as universidades estaduais baianas, e também por Salvador ser a capital da resistência. Queremos recepcioná-los tão bem quanto a Adufmat-SSind nos recebeu em Cuiabá”, afirmou Zózina Almeida, da delegação da ADUNEB-SSind.
 
Essa será a terceira vez que Salvador receberá a instância máxima do Sindicato Nacional. Antes, a capital baiana recebeu, em 1986, o 5º Congresso e, em 2004, o 23º. Ambos foram organizados pela Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub). A Bahia é um dos estados com o maior número de seções sindicais do ANDES-SN: nove, sendo quatro de universidades estaduais.
 
Para Vamberto Ferreira, diretor da ADUNEB e também da Regional Nordeste III do ANDES, “a aprovação por aclamação para a ADUNEB sediar o próximo Congresso do ANDES-SN é um motivo de alegria, mas também de grande responsabilidade. Na verdade é fruto do trabalho e da combatividade que o Fórum das ADs vem desempenhando ao um longo do tempo. A Bahia hoje é um importante pólo de lutas. A vinda do Congresso do Sindicato Nacional para Salvador é uma oportunidade de avançar no trabalho que já vem sendo feito. Agora há a perspectiva de que entremos em um período organizativo de necessária articulação, tanto do Fórum das ADs quanto das outras sessões sindicais, no Estado da Bahia. Não temos dúvidas que essa experiência terá implicações positivas do ponto de vista da formação política, que se refletirá na categoria desde à base até a própria diretoria do sindicato”.
 
Milton Pinheiro, diretor da ADUNEB e Coordenador do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, demarcou que “foi uma importante decisão democrática do ANDES trazer o próximo congresso para o Nordeste, em particular para a cidade de Salvador. Isso fará com que as lutas ganhem um imenso reforço no sentido de manter as conquistas dos professores e professoras das Universidades Estaduais da Bahia e ao mesmo tempo avançar nas lutas de resistência contra as reformas do governo ilegítimo de Temer e organizar o movimento docente na Bahia e no Brasil para os novos enfrentamentos e conquistas. Iremos nos preparar para receber de forma organizada professores e professoras de todo o Brasil”.
 
Texto: ANDES-SN com edição ADUNEB