Notícias

Assembleia recomenda participação da categoria nas mobilizações para o dia da votação da PEC 55



 Com o auditório da ADUNEB cheio, aconteceu nesta terça-feira (06), em Salvador, a Assembleia Geral Docente, que avaliou e discutiu a participação dos professores nas mobilizações e nos movimentos de ocupações da Uneb contra a PEC 55. Entre os principais encaminhamentos, foi aprovado por ampla maioria a construção de um dia de luta, com atividades e mobilizações para 13 de dezembro, data prevista para a votação, em segundo turno, no Senado da citada PEC, que pretende congelar investimentos em saúde e educação por 20 anos. A assembleia deliberou a incorporação da categoria aos atos locais, contrários à PEC 55, mobilização nos campis e o envio de representação da ADUNEB para o ato, em Brasília, também no dia da votação.

Os docentes fizeram repasses das ações em unidade entre a comunidade acadêmica e movimentos sociais, que ocorrem nas ocupações dos campi da Uneb. Apontaram também algumas iniciativas construídas junto às escolas de base, em Salvador, realizadas por integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), voltadas aos estudantes secundaristas e a conscientização dos pais e mães dos alunos. Além disso, passou pelos informes outras ações ocorridas, como a reunião de construção da Frente Estadual Escola Sem Mordaça, o lançamento do Comitê da Uneb em Defesa da Democracia e a caravana da Bahia, ao Ocupa Brasília, do dia 29 de novembro.
 
Educação na luta
 
A necessidade de avançar na articulação das lutas na educação, em diálogo com a sociedade, também foi tema de discussão. Dessa forma, foi encaminhada como tarefa à Comissão de Mobilização Docente a organização do diálogo com a rede municipal de ensino, movimentos sociais e associações de bairro no entorno dos campi da Uneb.
 
Os representantes da ADUNEB que estiveram presentes na reunião do Fórum das ADs, ocorrida em 05.12, em Vitória da Conquista, destacaram algumas contribuições daquele espaço de articulação política. Entre elas estão a avaliação positiva sobre as 45 seções sindicais do Andes-SN, que estão em greve por todo o Brasil. Apontaram ainda que o Fórum solicitará ao Dieese um estudo sobre os impactos da PEC 55 na Bahia. 
 
Por fim, a categoria aprovou a convocatória de outra Assembleia Docente, específica para discutir a pauta de reivindicação da categoria para o ano de 2017 (leia mais).