Notícias

Comunidade da Uneb participou do Dia Nacional de Protesto



 O dia 25 de novembro registrou por todo o país, mais uma vez, a indignação e a resistência dos estudantes e da classe trabalhadora contra a PEC 55, que tenta ser imposta pelo governo Temer, e demais políticas de ajustes fiscais que atacam os direitos sociais e trabalhistas, sobretudo, dos setores mais carentes da sociedade. O Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos foi organizado pelo conjunto das centrais sindicais e de movimentos políticos e sociais organizados. O dia 25 também foi lembrado por ser o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Na Bahia, a comunidade acadêmica da Uneb, as demais Universidades Estaduais Baianas, outras organizações políticas e sindicais somaram forças ao protesto nacional. Tanto na capital, quanto no interior a Uneb se fez presente em passeatas e outras atividades de mobilização, a exemplo de debates, rodas de conversa e intervenções artísticas. Todos os campi realizaram paralisação com portões fechados. A ADUNEB saúda a todas/os que participaram das atividades. Como não é possível mencionar todas as manifestações, relacionamos abaixo algumas ações dos campi no último dia 25. 
 
Salvador
 
No período da manhã, após a concentração na reitoria da Ufba, as/os manifestantes ocuparam as ruas em direção ao Comércio. No final, um ato público foi realizado em frente a uma agência do Banco do Brasil, em repúdio ao programa de fechamento de 402 agências e corte de 18 mil funcionários. À tarde os protestos se concentraram em frente ao prédio La Vue, na Ladeira da Barra, empreendimento imobiliário que foi pivô da queda do ministro-chefe da Secretaria do Governo Temer, Geddel Vieria Lima (PMDB).
 

 Passeata na Avenida Contorno, rumo ao Comércio - Cidade Baixa 

Alagoinhas

No Campus II a atividade dos Ocupa também foi na rua, junto aos trabalhadores/as que lutam contra os ataques à classe. A atividade contou com amplo apoio da população local.
                                                                                                                                                     Foto: Movimento Ocupa Uneb


Juazeiro
 
Integrantes do Movimento Ocupa Uneb, do Campus de Juazeiro, junto às centrais sindicais e movimentos populares foram para a rua protestar contra a PEC 55.
                                                                                                                                           Foto: Movimento Ocupa Uneb
 

Senhor do Bonfim

O protesto em Bonfim aconteceu no Calçadão do Centro Comercial. Após a concentração, as/os manifestantes saíram em caminhada pelo Comércio. A atividade foi concluída com uma Roda de Ciranda na Praça Nova do Congresso. Além da comunidade acadêmica da Uneb do Campus VII, estiveram presentes representantes da UNIVASF, IF Baiano, sindicatos, demais organizações políticas e integrantes da comunidade local.
                                                                                                                                       
                                                                                                                                           Foto: Movimento Ocupa Uneb


Serrinha
 
O Campus XI fez como atividade de mobilização uma roda de conversa, que contou com a participação de estudantes do Instituto Federal de Serrinha e do Grupo Quixabeira, um movimento que atua no resgate da cultura dos cânticos de trabalho rural.
                                                                                                    Foto: Movimento Ocupa Uneb


Conceição do Coité 
 
O movimento de ocupação do Campus XIV segue forte contra o desmonte dos serviços públicos do estado e a retirada de direitos sociais. As/os estudantes realizaram uma intervenção artística/crítica na praça da Babilônia - teatro libertário da ocupação contra a PEC 55.
                                                                                  Imagem reproduzida de vídeo do movimento de ocupação
 
 
Fontes: Movimento Ocupa Uneb