Notícias

Comissão de Mobilização conclama comunidade acadêmica a participar do Dia Nacional de Lutas (25/11)



 A Comissão de Mobilização do Movimento Docente da Uneb conclama toda a comunidade acadêmica, sobretudo as/os professoras/es, a integrar as atividades deste 25 de novembro - Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos. As ações acontecerão em todo o país e serão contra a PEC 55 (antiga 241/16), que propõe o congelamento de investimentos públicos em educação e saúde por 20 anos; a reforma da previdência e a terceirização. Os protestos são organizados pelo conjunto das centrais sindicais e de movimentos políticos e sociais organizados. 

Assim como aconteceu no último dia 11, as mobilizações também acontecerão em toda a Bahia. Em Salvador, dois protestos estão sendo organizados. O primeiro terá concentração a partir das 8h30, na reitoria da Ufba. Depois, em passeata, os manifestantes seguirão para o Comércio. Já no período da tarde, às 15h, um ato público será realizado em frente ao prédio La Vue, na Ladeira da Barra, empreendimento imobiliário que é pivô das atuais denúncias divulgadas em toda a imprensa contra o ministro-chefe da Secretaria do Governo Temer, Geddel Vieria Lima (PMDB). Aos docentes da Uneb, dos campi do interior, que não puderem se deslocar às manifestações da capital baiana, a Comissão de Mobilização solicita que somem forças aos atos locais e regionais, que também acontecerão por todo o Estado.
 
Paralisação com portões fechados
 
Conforme ampla divulgação, nesta sexta-feira (25), os portões de todos os campi da Uneb estarão fechados à PEC 55 e a política de ataques aos trabalhadores, que tenta ser imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. A decisão foi aprovada por estudantes, professoras/es e servidoras/es técnicas/os, em assembleia geral unificada, no dia 08 de novembro (leia mais).