Notícias

Fóruns das 12 e das ADs encaminham participação na construção da Greve Nacional da Educação



 Na última sexta-feira (18) em duas reuniões acontecidas na sede da ADUNEB, no Campus de Salvador, o Fórum das 12 e o Fórum das ADs aprovaram a indicação, às respectivas categorias, da construção da Greve Nacional da Educação. O protesto é contra a PEC 55 (antiga 241) e a reforma da educação, que tentam ser impostas pelo ilegítimo governo Michel Temer. A ação é analisada também como estratégica para o fortalecimento das mobilizações que visam a Greve Geral em todo o país. 

Ocorrido no período da manhã, o Fórum das 12, espaço aberto às representações estudantis, docentes e de servidores técnicos de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc também aprovou a intensificação do apoio às ocupações estudantis nas Universidades Estaduais Baianas (Ueba). Na Uneb o movimento continua forte e o número de campi ocupados já chegou a 18. As/os representantes dos três segmentos também somarão esforços nos protestos desta próxima sexta-feira (25), dia de greves, paralisações e mobilizações contra a política de cortes e arrochos de Temer à classe trabalhadora. Neste dia as Ueba estarão de portões fechados e a recomendação é que todas/os participem dos protestos locais por toda a Bahia. O Fórum também manifestou apoio à paralisação que será realizada pelo Sintest, nesta quarta-feira (23), também contra a PEC 55, em concordância com a indicação da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). 

Outros encaminhamentos importantes tirados na reunião foram as ações conjuntas de judicialização, nas pautas comuns e que forem possíveis, dos três segmentos da comunidade acadêmica; além da maior participação possível, dentro das possibilidades, da marcha de protesto, que ocupará Brasília no dia 29 deste mês. Também foi acordado o início das discussões sobre uma pauta unificada da educação das Ueba para 2017. O debate e a construção da pauta começarão na próxima reunião do Fórum das 12, agendada para 16 de dezembro, na Uesb de Vitória da Conquista.
 
Fórum das ADs durante discussão sobre a construção da Greve Nacional da Educação

Já o Fórum das ADs, que fez reunião no período da tarde, ratificou a necessidade de aumentar os esforços da categoria pela Greve Nacional da Educação. Os professores/as das quatro Ueba (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) já aprovaram o indicativo de greve. Neste último final de semana, reunidos em Brasília, representantes das Associações Docentes do ANDES-SN de todo o país, dos setores das estaduais e federais, indicaram a deflagração da greve da educação (leia mais). Até esta segunda-feira (21) o movimento paredista já havia sido deflagrado em 27 universidades públicas.

Durante a reunião desta sexta-feira (18), as/os professoras/es se debruçaram também sobre as questões organizativas para a participação da caravana da Bahia à Marcha em Brasília. No próximo dia 02 de dezembro, novamente em Salvador, em reunião extraordinária, o Movimento Docente discutirá a pauta de reivindicações 2017 da categoria. A reunião ordinária do Fórum das ADs foi agendada para 16 de dezembro, em Vitória da Conquista.