Notícias

Fórum das 12 indica rodadas de assembleias para a Greve Nacional da Educação



 Oferecer todo o apoio possível e intensificar os protestos, paralisações e ocupações estudantis contra a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 55 (antiga PEC 241/16). Em unidade de luta participar ativamente na construção da Greve Nacional da Educação e, assim, avançar de maneira decisiva para a Greve Geral no país, contra a política de ataque do governo Temer aos trabalhadores e às trabalhadoras e à juventude. Essas foram as principais indicações do Fórum das 12, que fez reunião em Feira de Santana, na segunda-feira (07). O Fórum congrega as representações de estudantes, técnico administrativos e professores/as das quatro Universidades Estaduais Baianas (Ueba) Uneb, Uefs, Uesb e Uesc.

Após informes e análise de conjuntura, as representações presentes na atividade acordaram que levarão para suas respectivas categorias a indicação de ampla participação nas paralisações nacionais dos dias 11 e 25 deste mês. Na Uneb, em histórica Assembleia Geral Unificada (AGU), realizada nesta terça-feira (08) (leia aqui), já foi deliberado pela paralisação da universidade, com portões fechados, nas duas ocasiões, acompanhadas de atividades de protesto e mobilizações em várias regiões da Bahia.
 
Quanto à participação na Greve Nacional da Educação, a agenda acordada pelo Fórum das 12 foi: 1) Rodada de assembleias gerais de 7 a 17 para pautar o indicativo de greve; 2) Nova rodada de assembleias para avaliação de conjuntura e possibilidade de deflagração de greve do dia 21 a 24 de novembro. A Assembleia geral da ADUNEB que pautou a aprovação do Indicativo de Greve aconteceu nesta quinta-feira (10) (leia aqui). 
 
A Greve Nacional da Educação é articulada pelas principais entidades representativas dos trabalhadores, de todos os setores da educação, ANDES-SN, Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
 
O Fórum das 12 indicou ainda o esforço de todas as organizações políticas e coletivos para uma ampla participação na Marcha Nacional, em Brasília, contra a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio (MP 746).