Notícias

ADUNEB na Estrada de Euclides da Cunha debate conjuntura de ataques ao trabalhador



 O projeto ADUNEB na Estrada esteve em Euclides da Cunha em 03 de novembro. Com o auditório do Campus XXII tomado por mais de 200 pessoas, o debate foi sobre a conjuntura de ofensiva conservadora e os cortes aos direitos trabalhistas e sociais impostos pelo governo Temer. Além da comunidade universitária local, estiveram presentes estudantes e professores da rede estadual de ensino, do Instituto Federal da Bahia, e representantes do Ensino para Jovens e Adultos e de uma comunidade indígena. Pelo sindicato estiveram presentes os professores Vamberto Ferreira e Zózina Almeida.

As discussões iniciaram pela crítica da ADUNEB às propostas do governo federal que, se aprovadas, trarão enormes prejuízos à educação pública e gratuita do país. Entre outras ações, de maneira impositiva, sem nenhuma discussão com os variados setores da sociedade, por meio da Medida Provisória 746/16, o governo federal tenta realizar uma reforma do ensino médio que privilegiará apenas o ensino técnico e causará a desvalorização do professor e das outras áreas do conhecimento. A necessidade de combate ao Movimento Escola com Mordaça também foi outro ponto de pauta.
 
Na continuidade do debate, a ADUNEB explanou sobre a atual conjuntura política do país e o acirramento de classes. Entre um enorme pacote de maldades contra o/a trabalhador/a, um dos pontos mais importantes é a PEC55, que propõe reduzir os investimentos em saúde, educação e previdência de 20% para 12% por 20 anos. Por outro lado, deixa de fora dessa medida de austeridade os gastos com a dívida pública, que consumem quase metade de todo o orçamento do país. A política de dois pesos e duas medidas prejudica os/as trabalhadores/as e privilegia o capital financeiro.
 
Desafio
 
Depois do debate, diante da complexa conjuntura, a ADUNEB expos os desafios aos/às trabalhadores/as a partir deste mês de novembro, com agenda de lutas e construções das greves Nacional da Educação, além da Greve Geral, que vem sendo construída por vários setores da sociedade.
 
Ao final da atividade a ADUNEB foi convidada para participar de outro debate sobre a PEC 55, que acontecerá na Câmara Municipal de Euclides da Cunha, em data ainda a ser definida.