Notícias

Dia Nacional de Lutas contra a PEC 241 é marcado por mobilizações na Uneb



 Em função da votação em segundo turno da PEC 241/16, anunciada para o começo dessa semana, o dia 24 de outubro foi deliberado nacionalmente, em conjunto com diversas entidades e centrais sindicais, como o dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos contra PEC 241. Na Uneb a data foi marcada por mobilizações que foram desde o Campus Salvador até outros campi do interior. Combinado com os processos de ocupações, que já estavam em curso em torno da PEC do Fim do Mundo e das questões internas da universidade, o dia 24 expressou mais uma vez a disposição de luta e radicalidade da juventude. 

Na cidade de Santo Antônio de Jesus, os estudantes da Uneb fecharam a BR 101 e queimaram pneus contra a PEC 241 e o ilegítimo governo de Michel Temer (PMBD). No campus Salvador, onde já se vivenciava um processo de ocupação da reitoria, os estudantes paralisaram as atividades do campus com trancamento de portões e piquete durante toda a manhã. Ainda no período da manhã, aconteceu também um ato na Avenida Silveira Martins, que contou com os estudantes da Uneb e os secundaristas de algumas escolas públicas do pólo Cabula. A mobilização iniciou em frente ao Colégio Estadual Governador Roberto Santos e foi até a ocupação da reitoria da Uneb. 
 
Mobilização do dia 24 em Salvador
 
Em alguns campi da universidade, em que as movimentações já vinham em curso, como é o caso de Senhor do Bonfim, as iniciativas de mobilização também têm se fortalecido com muito apoio. O campus está organizado e em diálogo com outras instituições de ensino das cidades circunvizinhas, a exemplo do IF-Baiano e Univasf. Além disso, o Movimento Estudantil de Bonfim promove uma agenda de atividades com rodas de conversa sobre os temas Escola com Mordaça e PEC 241. Outros campi, que ainda não tinham se posicionado oficialmente, deram um passo à frente na mobilização, a exemplo do Campus Camaçari e Teixeira de Freitas, que deliberaram por ocupação em Assembleia, e Irecê que também está iniciando processo de ocupação do campus. 
 
Mobilização entre a Uneb de Bonfim, outras escolas e institutos

Segundo a Comissão de Comunicação Estudantil da ocupação da Uneb, atualmente a universidade segue com 13, dos 24 campi ocupados: Salvador, Juazeiro, Senhor do Bomfim, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Guanambi, Jacobina, Valença, Caetité, Teixeira de Freitas, Camaçari, Itaberaba e Conceição do Coité. A cada momento outros novos campi também aderem ao movimento, com mobilizações e ocupações. A votação do segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 será hoje, dia 25 de outubro, na Câmara de Deputados. Se aprovada, a PEC ainda passará por duas votações no Senado. Toda mobilização possível continua sendo necessária.
 
Ocupação de Teixeira de Freitas