Notícias

Lançamento da Cartilha contra opressões acontece no Campus I nesta segunda-feira (24)



 Nesta próxima segunda-feira (24), no Campus I da Uneb, acontecerá o lançamento da cartilha contra opressões “Em defesa dos direitos das mulheres, dos indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT” (leia aqui a cartilha). A atividade será a partir das 14h, na ocupação do prédio da reitoria, feita pelo Movimento Estudantil. 

O lançamento está previsto para acontecer no último dia 14.10, mas a atividade teve que ser transferida. A ação desta segunda (24) faz parte do conjunto de atividades de mobilização e paralisação da comunidade acadêmica da Uneb que acontecerá nesta próxima semana (leia mais).

A produção da cartilha por parte do ANDES-SN teve importante participação da ADUNEB. A construção do material foi originada a partir das discussões que a pasta de Gênero, Etnia e Diversidade da ADUNEB levou ao Conad de 2015. Após aprovado, o material foi produzido pelo Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do Sindicato Nacional. 

Segundo a diretoria da ADUNEB, a proposta é que a cartilha contra as opressões tenha ampla distribuição por todo o país, em todos as universidades em que o Movimento Docente do Sindicato Nacional possua atuação. A publicação é uma das ações do ANDES-SN para combater a atual ofensiva conservadora e o aumento dos casos de violência e assédio na sociedade. 

Durante a atividade também ocorrerá o lançamento da revista Universidade e Sociedade, nº 58, do ANDES/SN. Com o tema "Mulheres em movimento nas lutas sociais e sindicais", a publicação conta com três artigos escritos por docentes da ADUNEB.