Notícias

Fórum das 12 fortalece unidade em defesa da educação pública superior e pelo Fora Temer



 Reunidos em Ilhéus, em 13.10, os representantes do Fórum das 12 decidiram defender junto as suas respectivas categorias, a atuação conjunta de toda a comunidade acadêmica na construção de mobilizações e paralisações nos próximos dias 25 e 26 de outubro. Os protestos serão contra as medidas do governo de Michel Temer, que prejudicam a educação e cortam direitos dos trabalhadores. As manifestações ainda denunciarão a intensificação da crise das Universidades Estaduais Baianas (Ueba), causada pela falta de orçamento adequado e pelo desinteresse do governo estadual de Rui Costa. O Fórum das 12 reúne representantes de professores, servidores técnicos e estudantes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. 

Durante as discussões, a ampla análise de conjuntura evidenciou a necessidade não só da luta conjunta pelas reivindicações internas das Ueba, como também a defesa de pautas progressistas em âmbito nacional. Trata-se de garantir, por exemplo, o caráter gratuito e laico das universidades públicas, assim como proteger os direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora e a permanência de serviços públicos à população de baixa renda. Políticas de estado que o ilegítimo e reacionário governo Temer pretende destruir, sobretudo, por meio da PEC 241/16, do PL 257/16, da proposta de Lei da Mordaça a professores e outras mais.
 
A indicação do Fórum das 12 é que no dia 25 aconteçam protestos locais, em cada uma das Ueba, que integrarão as demais atividades do dia nacional de paralisações e mobilizações, contra o governo Temer e pela construção da greve geral. Já no dia 26, o objetivo é a realização de um grande ato público, em Salvador, contra a irresponsabilidade do governo Rui Costa com a educação pública superior da Bahia.