Notícias

Professores, técnicos e estudantes avançam na unidade pelo Fora Temer



 Na manhã da terça-feira (11) aconteceu uma reunião entre as três categorias da Uneb, tendo como pauta a atual conjuntura política brasileira. Estiveram presentes representantes da ADUNEB, SINTEST (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia), as coordenações de campus estudantis do DCE dos campi de Salvador, Eunápolis e outros coletivos estudantis.

A reunião discutiu sobre a conjuntura de ataques implementados pelo ilegítimo governo Michel Temer (PMDB). Houve um consenso sobre o que representa o atual governo e a necessidade de construção da unidade em torno do Fora Temer e das suas medidas contra a educação, os trabalhadores e a juventude. Outro ponto em destaque foi o acordo sobre a necessidade de avançar na construção de uma Greve Geral no país, que venha barrar a agenda conservadora e a retirada de direitos.
 
Um dos principais encaminhamentos aprovados foi a construção de uma Assembleia Geral Unificada (AGU) dos três setores, com data já marcada para o dia 8 de novembro, no Teatro da Uneb - Campus I. Na pauta o avanço para a consolidação da Greve Geral. Além disso, foi aprovada também a organização de uma agenda de mobilização no mês de outubro, com a construção de espaços na universidade que reflitam sobre o atual cenário brasileiro. A próxima reunião do grupo foi marcada para o dia 21 de outubro, às 14h, no auditório na ADUNEB.
 
Para a diretoria do sindicato, a reunião entre as categorias foi um passo importante para construir um pólo de resistência. O Brasil passa por um momento histórico difícil e de grandes retrocessos. É preciso que a classe trabalhadora e a juventude deem uma resposta à altura, por isso o horizonte de uma AGU será um momento histórico para a comunidade acadêmica. A unidade nesse momento é fundamental e a ADUNEB reforça o chamado para a participação de todas/os.