Notícias

ADUNEB prepara mesa redonda sobre educação e conjuntura política brasileira



 Na próxima sexta-feira (14) a ADUNEB realizará uma mesa redonda sobre “A Conjuntura política e os ataques à educação no Brasil”, no auditório da ADUNEB, Campus I – Salvador, às 18h. A atividade faz parte da programação comemorativa do sindicato para o Dia dos/as Professores/as e contará com a presença de Magda Furtado (SINASEFE) e Giovanni Frizzo (ANDES-SN) como debatedores. Todas/os estão convidadas/os a participar!

Para a diretoria da ADUNEB, essa será uma discussão necessária e atual, pois a educação é sem dúvida um dos centros dos debates desse momento político. É importante destacar que esse setor reflete ideologicamente muitos dos elementos do atual cenário brasileiro, a exemplo da Lei da Mordaça, dos sucessivos cortes na educação, da contrarreforma do Ensino Fundamental, entre outras medidas que impactam o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. São ataques que tem como objetivo a polarização ideológica e a ofensiva conservadora.  
 
A discussão sobre o projeto de educação brasileira não é nova. A ADUNEB sempre debateu ativamente essa questão, tanto no que se refere aos ataques do governo Rui Costa (PT) quanto do governo Federal. Contudo, a atividade pretende aprofundar as discussões já em curso, sobretudo, diante do governo Michel Temer (PMDB) e do novo momento político do país, com o aceleramento da retirada de direitos. 
 
A expectativa dos organizadores da atividade é que o espaço venha trazer contribuições a toda comunidade acadêmica, proporcionando mais momentos de reflexões política na universidade. Confira aqui a programação completa, que também incluirá o lançamento da cartilha contra opressões, a posse dos diretores departamentais da ADUNEB e uma confraternização no final do período.