Notícias

Dia de Luta das Universidades Estaduais Baianas acontece neste próximo dia 15 de setembro



 Na quinta-feira da próxima semana, 15.09, as Universidades Estaduais Baianas (Ueba) realizam um Dia de Luta em Defesa da Educação Pública e dos Direitos Trabalhistas. A atividade foi uma indicação do Fórum das ADs, posteriormente, deliberada por cada uma das assembleias dos docentes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Nesse dia não acontecerá a paralisação das atividades acadêmicas.

De acordo com a diretoria da ADUNEB, para os campi da Uneb, tanto da capital quanto do interior, são organizadas atividades como panfletagem, debates, conversas em salas de aula e fixação de faixas e cartazes. O Dia de Luta marcará o início da intensificação das atividades de mobilização do Movimento Docente (MD) contra o governo Rui Costa. O aumento do tensionamento é fundamental diante das respostas evasivas, até o momento, dadas pelo secretário da educação, Walter Pinheiro, à pauta de reivindicações da categoria. Leia aqui como foi a última reunião entre a secretária da educação e o Fórum das ADs. 
 
A próxima reunião com Walter Pinheiro está agendada para o dia 19 deste mês de setembro. A expectativa do MD é que finalmente o secretário traga avanços na pauta e comece a apresentar soluções aos problemas. Algumas das reivindicações são referentes à paralisação das promoções, progressões e alterações de regime de trabalho, o déficit no quadro de vagas, a falta de recursos para custeio e investimento das Ueba, além do aumento salarial de 15,5% dos professores. 
 
Caso o governo Rui Costa não apresente respostas aos docentes, os protestos continuarão ser intensificados e poderão resultar em uma nova greve.