Notícias

Fórum das ADs reforça indicação de paralisação na próxima terça-feira (24)



Protesto é construído para lutar contra a retirada de direitos trabalhistas, ataques à educação pública superior e posição dos Reitores/a contra os interesses da comunidade acadêmica. Atividade será discutida pela ADUNEB em Assembleia Geral nesta sexta-feira (20)

Reunidos em Salvador, em 16.05, os professores do Fórum das ADs, espaço composto pelas Associações Docentes ADUNEB, ADUFS, ADUSB E ADUSC, diante da atual conjuntura de retirada de direitos trabalhistas e ataques à educação pública, reforçaram a indicação de paralisação geral das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), na próxima terça-feira (24). A situação que já era extremamente grave, se tornou ainda pior após o Fórum de Reitores divulgar uma nota (leia mais) em que a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) afirma que não autorizará alterações de carga horária no regime de trabalho, e as promoções e progressões ficarão sob a análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE). 

De acordo com o atual cenário de crise, a diretoria da ADUNEB conclama toda a categoria para a Assembleia Geral Ordinária Docente a ser realizada nesta sexta-feira (20), com primeira chamada às 14h, no auditório do sindicato, no Campus I da Uneb, em Salvador. Na pauta constam a análise de conjuntura e a agenda de lutas, indicada pelo Fórum das ADs (leia o edital). 
 
Segundo os representantes do Fórum das ADs, a mobilização é construída para lutar em defesa do serviço público e contra a retirada de direitos trabalhistas, garantidos nos Estatuto do Servidor Público e Estatuto do Magistério Superior. O ato de reivindicação também será contra a posição do Fórum de Reitores, que trai os interesses da comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia e assume o papel de proteger o governo Rui Costa. Além disso, a forte manifestação também denunciará o descaso do estado com a pauta de reivindicações da categoria docente das Ueba. Protocolada em 18 de dezembro do ano passado (leia mais), até o momento o governo não abriu mesa de negociação. 
 
As mobilizações e paralisações que acontecerão nas Ueba, na próxima semana, também integrarão a Semana de Luta Unificada do Setor das Instituições de Ensino Municipais e Estaduais (Iees / Imes), organizada pelo ANDES-SN, que acontecerá de 23 a 27 de maio, em todo o país. As reivindicações nacionais da Semana de Luta são: mais verbas para os serviços públicos de qualidade, contra o sucateamento das instituições educacionais e contra o arrocho salarial.