Notícias

CARTA DE REPÚDIO À REITORIA E À VICE-REITORIA DA UNEB

 Por solicitação do Conselho de Departamento do DCH-I a ADUNEB divulga Carta de Repúdio à Reitoria e à Vice-Reitoria da Uneb, produzida pelo conjunto dos docentes daquele Departamento, que foi enviada ao sindicato pelo Diretor do DCH-I, professor Flávio Dias dos Santos Correia.


Salvador, 17 de dezembro de 2015

A/C da Reitoria e da Vice-Reitoria da UNEB 

 

Caro Reitor Prof. José Bites e Vice-Reitora Profª Carla Liane:


Em 2006, no Campus I, fora implantado o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens / PPGEL, ligado do Departamento de Ciências Humanas I (DCH-I), que tem fomentado a pesquisa e a formação de vários professores e pesquisadores de toda a Bahia. Desta forma, ante ao reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo referido Programa, nos fora destinado espaço no prédio construído no Campus I, exclusivamente para abrigar Programas de Pós-Graduação que, na época, estavam em atividade.

Até este ano de 2015, em média, 150 pesquisadores foram titulados mestres, muitos, inclusive, professores da UNEB, e 20 professores da UNEB foram titulados doutores pelo DINTER PPGEL/UNEB/PUC/RS. Em visita recente ao PPGEL, consultores da CAPES apontaram a necessidade e o potencial de implantação do curso de Doutorado pelo Programa. Registramos, por oportuno, o quanto a nossa Universidade é carente de Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu nas mais diversas áreas, tendo, inclusive, ultimamente, descredenciamento de Programa pela CAPES.

Há um prédio no campus I, que, como o próprio nome diz, PÓS-GRADUAÇÃO, abriga alguns Programas de Pós-Graduação. Entretanto, para a surpresa de toda a comunidade do DCH-I, o PPGEL tem sofrido constantes investidas para a sua saída do referido espaço, ocupado desde a sua implantação. É importante destacar que a única opção de espaço oferecido para o PPGEL é um local que em nada atende às necessidades atuais, muito menos favorece a implantação do Curso de Doutorado!

Destaca-se, ainda, que o DCH I caracteriza-se como o maior departamento da Universidade e que, historicamente, vem sofrendo com a falta de estrutura física para desenvolver suas atividades regulares.

Nosso diretor, Prof. Flávio Correia, desde então, vem desenvolvendo esforços no sentido da manutenção do referido Programa no espaço que lhe é de direito, mas todos os esforços foram em vão à medida que prevaleceu a índole centralizadora, autoritária e ante democrática da atual gestão, que sequer compareceu à reunião previamente marcada, para dialogar com a plenária departamental, devidamente convocada para a ocasião, dia 15/12/2015 as 14h.

Pior, não há nenhuma habilidade de negociação, ou seja, olha, vê, oprime e reprime os que lutam e para isso não vacila em se utilizar de táticas autoritárias e jurídico-ditatoriais – ATRAVÉS DE ATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL, SEM SEQUER DIALOGAR COM A COMUNIDADE ACADÊMICA DO DCH I.

Mais uma vez, a Reitoria reafirmou seu papel de agente da repressão resolvendo tão séria questão com a canetada do AUTORITARISMO. Por certo, se convenceu de que a recomendação da Vice-reitora Carla Liane fosse a mais adequada para a situação: “Professor Bites, use sua autoridade de reitor” (Palavras proferidas pela mesma em reunião na sala da reitoria na presença do diretor Flávio Correia)

Todos nós sabemos das dificuldades que passam as universidades públicas baianas, mas o que vem acontecendo na Uneb, ao longo destes quase dois anos, é um desmantelo ainda maior. A Reitoria e Vice-Reitoria recorrem a certas medidas para promover o acirramento daquilo que a comunidade acadêmica luta, neste mister o DCH-I: a permanência do ensino, da pesquisa e da extensão com dignidade! Vossa Magnificência lança mão de táticas de repressão política! Trata-se de uma gestão de prática CENTRALIZADORA E AUTORITÁRIA.

Será que o interesse da Vice-Reitoria, que interveio neste fato de maneira tão extremada, é fomentar a disputa e o acirramento das relações entre os Programas de Pós-Graduação existentes, mais exatamente os relacionados à área de educação, de onde a mesma é oriunda?

Outro ponto importante: onde está a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação em todo este processo? Existe esta Pró-Reitoria na Universidade?

Assim como os militares, o Reitor e a Vice-Reitora se utilizaram de uma normatização repressora para fundamentar juridicamente a política de expulsão/repressão de um Programa de Pós-Graduação de seu devido espaço. Trata como inimigo da Universidade os seus partícipes, como se fossem estrangeiros da sua regência política na UNEB.

Repudiamos a falta de seu posicionamento perante a plenária departamental e exigimos a revogação do ato administrativo que destina o prédio da Pós-Graduação ao Departamento de Educação/DEDC I.

Repudiamos as táticas centralizadoras e antidemocráticas que praticam contra os lutadores do DCH-I!

Repudiamos a sua gestão e todas as suas deliberações centralizadoras e opressivas!


CONSELHO DE DEPARTAMENTO - DCH I