Notícias

DCET discute pauta interna no ADUNEB na Estrada

 No último dia 12 de abril os professores do projeto ADUNEB na Estrada realizaram reunião com docentes do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, do Campus I. Entre os inúmeros pontos discutidos estavam as reivindicações 2016 da categoria, o processo Estatuinte e os impactos do déficit orçamentário na Uneb.

Presente na atividade o diretor do DCET, Daniel de Cerqueira Góes se mostrou preocupado com as consequências do baixo repasse orçamentário do Estado à Uneb. Para o gestor um dos problemas do Departamento é a evasão de estudantes, que sem condições financeiras de se manterem na universidade são obrigados a desistir do diploma no meio do caminho. De acordo com a ADUNEB a questão, além de ser preocupante, reflete a ineficácia dos programas de permanência estudantil do governo Rui Costa. Faltam moradias para estudantes, restaurantes universitários, bolsas de auxílio financeiro, assistência médica nos campi do interior, entre outras questões. 
 
O diretor do DCET também demonstrou preocupação com os pagamentos atrasados dos professores visitantes que atuam no Departamento. Segundo o relato do gestor, desde o final de 2015, os docentes não recebem salários. A ADUNEB se prontificou a tentar intervir para pressionar a agilidade dos processos de liberação dos vencimentos.
 
Sobre a pauta 2016, os professores do sindicato informaram sobre o desrespeito do governo com a categoria docente e o tensionamento que o Fórum das ADs tem provocado para arrancar o início das negociações (leia mais). Entre as reivindicações, que foram protocoladas em 18 de dezembro do ano passado, estão a garantia dos direitos trabalhistas, como promoções e progressões, e o aumento salarial de 15,5%.
 
Durante a reunião os representantes do Movimento Docente também puderam expor o porquê das duras críticas feitas atualmente à Reitoria, que no último Conselho Universitário, realizado no Campus de Paulo Afonso, em 30 e 31 de março, manipulou a formação da comissão que irá analisar a proposta de Estatuinte da Administração Central (leia mais).