Notícias

MD cobra abertura das negociações e exoneração de interlocutor do governo



Pauta de reivindicações foi protocolada em 18 de dezembro do ano passado

 Após o forte ato público que reuniu cerca de mil manifestantes no Centro Administrativo da Bahia (leia mais), em 07 de abril, o Fórum das ADs protocolou ofício junto ao governo em que reivindica a abertura imediata das negociações da pauta da categoria docente. O documento (veja no anexo) enviado às secretarias de Administração, Educação e Relações Interinstitucionais, em 11.04, cobra ainda a exoneração do Coordenador do Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Paulo Pontes, pela falta de competência ao cargo e desrespeito na interlocução com os professores do Fórum das ADs.

O ofício do Movimento Docente ressalta que a pauta de reivindicações 2016 já havia sido protocolado em 18 de dezembro do ano passado. Depois de meses sob absoluto silêncio por parte do governo Rui Costa, os representantes da comunidade acadêmica só foram recebidos, por representantes do Palácio de Ondina, após o intenso protesto do dia 07 deste mês. 
 
As reivindicações da categoria docente, neste ano, entre outros pontos, pauta a garantia dos direitos trabalhistas dos professores, a exemplo de promoção, progressão, alteração de regime de trabalho, adicional de insalubridade; desvinculação das classes às vagas do quadro docente para minimizar o déficit de professores; o aumento salarial de 15,5%; e o aumento do repasse do orçamento para 7% da Receita Líquida de Impostos para suprir as necessidades em ensino, pesquisa e extensão.
 
Anexos:
Pauta Reivindicações 2016