Notícias

NOTA DA ADUNEB SOBRE PARALISAÇÃO NOS DIAS 13 E 14/04



 A diretoria da ADUNEB apoia as mobilizações e paralisações nacionais dos servidores civis e militares nos dias 13 e 14 deste mês de abril. Porém, devido à falta de tempo hábil para a realização de Assembleia Geral Docente, não fará a paralisação das atividades acadêmicas na Uneb. A orientação ao Movimento Docente é que os campi que estiverem organizados façam atividades de mobilização, a exemplo de panfletagem e debates com a comunidade acadêmica.

A paralisação nacional é contra a tramitação do PLP 257/2016. Essa foi a principal deliberação da plenária nacional realizada em Brasília, dia 05 de abril, com participação de representantes de dezenas de entidade dos servidores públicos, organizada pelas centrais sindicais CSP/Conlutas, CUT, CTB, Nova Central, Força Sindical, UGT, CGTB e Pública.
 
De acordo com a diretoria da ADUNEB, o PLP 257/2016, foi feito pela Presidência da República com o pretexto de minimizar os problemas das dívidas públicas dos estados e municípios. Porém, impacta, precariza e sucateia os serviços públicos em geral. Entre outros ataques, o referido PLP acaba com concursos públicos, incentiva a terceirização generalizada e desmonta serviços públicos, congela salários e altera a Lei de Responsabilidade Fiscal em prejuízo dos entes federativos, mediante a redução do limite prudencial.
 
A plenária nacional do dia 05 de abril, aprovou a criação da Coordenação Nacional de Mobilizações. Composta por representantes das centrais sindicais, a coordenação é responsável pela organização de uma agenda de mobilizações para a pressão contínua aos parlamentares. A luta é pela retirada do PLP 257 da pauta do Congresso.
 
Diretoria Colegiada ADUNEB