Notícias

Nesta terça-feira (01) DCV fará protesto na Av. Paralela e CAB



Concentração será a partir das 7h, em frente ao antigo prédio do Bahia Café Hall

Integrantes dos seis cursos da área da saúde da Uneb, Campus de Salvador, nesta terça-feira (01), a partir das 7h, ocuparão a Avenida Paralela. O protesto será contra o governo Rui Costa, que cortou o adicional de insalubridades dos professores e não oferece a infraestrutura necessária para o bom desenvolvimento dos cursos. Entre outros problemas, faltam professores, salas de aula, campo de prática, estrutura mínima em laboratórios e clínicas escola. De acordo com a Comissão de Mobilização, os manifestantes sairão de frente ao antigo Bahia Café Hall, caminharão pela Av. Paralela e entrarão pelas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). No local serão feitos atos de protesto na Secretaria da Educação e Administração, com o intuito de também responsabilizar e cobrar posicionamento dos representantes do governador.

A diretoria da ADUNEB conclama toda a comunidade acadêmica a apoiar e participar dessa e das demais manifestações que são realizadas, de maneira conjunta, por docentes e estudantes do Departamento de Ciências da Vida (DCV). Segundo os professores do Movimento Docente (MD), o enfrentamento ao descaso do governo Rui Costa se faz necessário. O governo petista, desde o período Jaques Wagner, entende as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) como gasto, invés de investimento no desenvolvimento social do Estado. Assim, pratica o estrangulamento do repasse orçamentário, faz o desmonte do ensino público superior, precariza as condições de trabalho dos docentes e ataca o servidor público com a retirada de direitos trabalhistas.
 
Para a diretoria da ADUNEB, os problemas enfrentados pelo DCV são consequências de uma ampla política petista de sucateamento das Ueba, com o objetivo de privilegiar a educação superior privada, e seu papel de formar mão de obra para suprir as demandas do capital privado. Diante desse cenário, em defesa da Uneb, um patrimônio público do povo baiano, são de extrema importância o apoio e a participação de todos/as nas manifestações realizadas pela comunidade acadêmica do DCV. 
 
Participe! Apoie o DCV. Defenda a Uneb.