Notícias

Servidores resistem e pacote de maldades não foi à votação nesta terça (15)



Governo tentará novamente na quinta-feira (17). União dos funcionários públicos deve permanecer

 A mobilização de diversas categorias de funcionários públicos da Bahia, contra o pacote de ataques do governador Rui Costa, que corta direitos trabalhistas e garantias dos servidores continua a dar resultado. Nesta terça-feira (15), mais uma vez, a bancada governista da Assembleia Legislativa (Alba) não conseguiu aprovar as propostas do Palácio de Ondina. Centenas de manifestantes, no último dia 09, já haviam barrado a votação dos polêmicos projetos petista (leia mais). 

Desde a manhã desta terça-feira, representantes do Fórum das ADs e de inúmeros sindicatos, pressionaram deputados governistas e de oposição para que não aprovassem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 148/15. Além da forte pressão, dessa vez os servidores foram auxiliados por um erro dos deputados de Rui Costa. A votação conjunta das três comissões da Alba, em 10.12, que havia dado parecer favorável à PEC foi cancelada por falta de quórum nas discussões. O erro das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFOFC), Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico (CIDET) foi denunciado pela bancada de oposição. 
 
Nesta terça os deputados da CCJ tiveram que novamente discutir a PEC. Após longa jornada com forte manifestação do Fórum das ADs e demais servidores públicos, os deputados da base governista aprovaram o parecer da Emenda Constitucional. Segundo o presidente da Alba, Marcelo Nilo, a expectativa é que a PEC seja apreciada, em 1º turno, pelos deputados na sessão plenária desta quinta-feira (17). 
 
Sem arrego
 
A ADUNEB, o Fórum das ADs e os sindicados organizados pela Fetrab, não desistem da luta em unidade, que tenta barrar definitivamente a PEC 148/15, assim como o Projeto de Lei (PL) nº 21.631/15. Dessa maneira, toda a categoria é convocada a comparecer nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, na Alba, para nova mobilização com o intuito de barrar as propostas do governador. 
 
Nesta quarta-feira (16) inúmeras atividades são realizadas na tentativa de sensibilizar o governo. Às 9h, uma reunião dos representantes sindicais, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), definirá os próximos passos da mobilização. A pressão dos servidores fez com que o Fórum dos Reitores, das Universidades Estaduais da Bahia, solicitassem uma reunião com o governador, que acontecerá no período da tarde. Também às 14h, representantes de diversos sindicatos farão reunião com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Outros representantes do Fórum das ADs ainda terão reunião com a Secretaria de Administração (Saeb). 
 
A ADUNEB ressalta que a luta é intensa, principalmente, por o Legislativo ser composto por ampla maioria governista. O sindicato conclama a categoria a permanecer em alerta para as próximas convocações às mobilizações, contra os ataques do governo, que busca o desmonte do serviço público. Juntos somos fortes!