Notícias

Campanha Salarial 2016 - Assembleia Docente aprova reivindicação de 15,5% de aumento

Pauta 2016 também inclui orçamento e garantia de direitos trabalhistas 

A Assembleia Geral (AG) da ADUNEB, realizada em 09.12, aprovou por unanimidade a proposta do Fórum das ADs para a Campanha Salarial 2016, dos professores das Universidades Estaduais da Bahia. A AG foi realizada em frente à Assembleia Legislativa, durante o ato de reivindicação que uniu o conjunto dos servidores públicos contra os ataques do governo Rui Costa à categoria. 

Depois de várias reuniões e exaustivos estudos, os professores do Fórum das ADs, chegaram ao índice de reajuste salarial de 15,5%.  Segundo a diretoria da ADUNEB, o valor representa uma política de recomposição salarial pautada em dois elementos centrais: a reposição inflacionária do ano de 2015, e a manutenção da média das conquistas salarias, arrancadas pelo Movimento Docente do governo nos últimos oito anos.  
 
Além da questão salarial, a pauta 2016 também manteve a luta pela garantia dos direitos trabalhistas e, por consequência, a necessidade de orçamento para garantir promoções, progressões, alterações de regime de trabalho e adicionais de insalubridade. Dados levantados pela diretoria do sindicato mostram que apenas a fila para promoção estarão mais de 160 docentes. Também existirá outro coletivo grande para progressão e alteração de regime de trabalho.
 
Outro problema que será reforçado na pauta é a necessidade da desvinculação das classes às vagas do quadro docente, o que dará maior autonomia às Ueba. Por meio de planejamento e de acordo com as necessidades, as universidades estaduais terão autonomia e poderão implantar as promoções de professores assim que concluírem mestrado e doutorado.
 
O Movimento Docente também permanece com o princípio do aumento do repasse orçamentário do estado para 7% da Receita Líquida de Impostos. Os 5% atuais são insuficientes para suprir as demandas em ensino, pesquisa e extensão e, desde 2012, o MD reivindica o aumento de recursos.
 
Docentes durante AG na Alba