Notícias

Orçamento - Fórum das ADs pressiona líder do governo na Alba

 Na manhã desta terça-feira (24) representantes do Fórum das ADs estiveram novamente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para reivindicar junto aos parlamentares uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. A tentativa é ampliar o debate sobre a crise financeira das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e sensibilizar os deputados para a necessidade de maior recurso à educação pública superior.

Em uma das conversas, os professores puderam cobrar maior atenção as Ueba do líder da bancada da maioria, deputado José Neto. Segundo o petista, o governo ainda fará uma reunião para avaliar a possibilidade de emenda à LOA, apresentada pelo Fórum das ADs. Para pressionar os parlamentares, nesta terça-feira, 1º de dezembro, as comunidades acadêmicas de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc farão Ato Público em frente a Alba (leia mais).
 
Os docentes ainda cobram dos deputados uma Audiência Pública na Comissão de Finanças e Orçamento. Nesta mesma terça-feira (24) o Fórum das ADs reforçaria a solicitação da atividade para debater e buscar soluções à crise das Ueba. Porém, devido ao falecimento do ex-governador Lomanto Júnior, a reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, e Finanças e Orçamento foi cancelada.
 
Revogação da lei 7176/97
 
Quanto à votação na Alba da revogação da autoritária Lei 7176/97, após a insistência dos professores, o deputado José Neto afirmou que o Projeto de Lei 21599/15 deverá ir à votação nos próximos 15 dias. O Fórum das ADs está alerta, tem acompanhado o processo e cobrado cotidianamente uma ação mais rápida e positiva dos parlamentares.
 
                                                                                                                                  Foto: Elson Moura
Docentes pressionam líder do governo