Notícias

ADUNEB retira a sua representação da Comissão Eleitoral


ELEIÇÃO PARA A REITORIA – A BUSCA PELA CONSAGRAÇÃO?

A  ADUNEB retirou ontem (28/10/2009) a sua representação da Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo para eleição de Reitor e Vice-Reitor da UNEB, devido ao descumprimento da Resolução CONSU 345/2005, em seu Art. 5o, inciso VII. Esse inciso determina que compete à Comissão Eleitoral “organizar debates, juntamente com os representantes dos candidatos, visando a divulgação das propostas de trabalho, assegurando a igualdade de condições a todos;”  e a comissão deliberou pela não organização de tais debates, por mais que o representante docente argumentasse de sua importância para a realização de um processo democrático.

Inicialmente, a representante do SINTEST na comissão afirmou que não era necessária a realização dos debates em virtude de ser chapa única, deixando escapar que seria um espaço para a consagração do candidato a reitor. Contudo, após algumas discussões, se chegou ao entendimento, de que mesmo sendo chapa única, deveria acontecer o debate para que as plataformas e projetos do candidato pudessem ser conhecidos e discutidos pela comunidade acadêmica.

No entanto, na última reunião da comissão, nesta terça – feira, surpreendentemente, a representante do SINTEST voltou a discordar da realização do debate argumentando falta de tempo no calendário eleitoral e a já existência de “discussões” (entenda-se audiências públicas) organizadas nos departamentos. Argumentos extremamente frágeis e questionáveis que podem ser desfeitos com apenas duas questões.

A primeira é que a campanha só se encerra no dia 10/11 e poderia ser feito um debate presencial no campus I exibido por videoconferência e pela rede para os outros campi. Por sua vez, a segunda questão, não menos importante, é que compete à Comissão Eleitoral organizar os debates.  Esta confusão estabelecida entre debate, organizado pela comissão, e audiência pública, organizada pela administração em suas diversas instâncias, nega a essência da vida universitária que se faz pelo contraditório, pelo debate e não pela consagração de candidaturas.

Infelizmente, esses argumentos não surtiram efeito, pois foi colocado à votação e a proposta de realizar um debate, teve o voto da ADUNEB e a de não realizar, 2 votos, do SINTEST e do DCE e 1 abstenção da representação do CONSU. O resultado dessa votação significou um grande equívoco da comissão eleitoral, uma vez que, contribuiu com as manobras do grupo gestor para que as eleições ocorram à margem de um processo democrático.

Por esses motivos, não faz sentido permanecer numa Comissão que não zela pelo básico que é cumprir a legalidade do pleito. O que estamos presenciando nesta campanha é a tentativa de se fazer um esvaziamento político. Neste sentido, fazemos um chamado ao DCE, DAs, SINTEST e a chapa candidata a realizar um debate no modelo proposto pela ADUNEB na Comissão, e aí sim exercer um momento de consagração da democracia.