Notícias

Movimento Docente pressiona deputados por maior orçamento

 Professores representantes do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), na manhã desta terça-feira (27), estiveram na Assembleia Legislativa (Alba) para uma reunião com deputados da bancada da minoria. 

A conversa teve o objetivo de sensibilizar os deputados para o déficit orçamentário das Ueba e pressionar para a necessidade de uma emenda à proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2016, feita pelo governo Rui Costa. O documento enviado pelo governador à casa de leis pretende destinar às universidades estaduais o mesmo orçamento deste ano, ou seja, apenas 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Segundo os docentes do Fórum das ADs, o recurso proposto pelo estado já se mostrou insuficiente para suprir as demandas com ensino, pesquisa e extensão.

Durante a reunião os professores entregaram aos deputados em estudo criterioso feito pelo Fórum das ADs, que solicita uma emenda à LOA com acréscimo de R$ 488.258.607,50. Com o aumento desse valor as universidades alcançarão os 7% da RLI. O mesmo estudo mostra que, desde 2012, período em que o MD começou a reivindicar o valor de 7%, até a estimativa de LOA para 2016, o impacto causado as Ueba pelo não aumento do orçamento foi de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

Comissão de educação

Após a reunião, ainda pela manhã, os professores também pressionaram os deputados da Comissão de Educação e Cultura para o agendamento de uma audiência pública sobre o orçamento das Ueba. Embora a comissão não tenha realizada a reunião ordinária por falta de quórum, os docentes puderam dialogar com alguns políticos presentes naquele espaço e reforçar a solicitação de emenda à LOA e da audiência pública. 

As reuniões da Comissão de Educação acontecem todas as terças-feiras. Os professores do Fórum das ADs continuarão no encalço dos deputados e pressionando pelo aumento do orçamento. 
 
Professores pressionam deputados por emenda à LOA