Notícias

ADUNEB na Estrada fará novas visitas aos campi

 Para continuar a debater as pautas internas da Uneb e ampliar as discussões sobre a necessidade da Estatuinte democrática e paritária da universidade, os professores, representantes do Movimento Docente (MD), já tem agendada as próximas paradas do ADUNEB na Estrada.

Nesta quinta-feira (29), às 14h, a reunião será no auditório do DCV I, em Salvador. No mesmo dia também acontecerá em Camaçari, às 18h30. No dia 05.11, o Movimento Docente estará no Campus de Irecê, às 18h30. Já em 11.11, os diretores da ADUNEB farão reunião em Paulo Afonso, a partir das 14h, para dialogar com a comunidade acadêmica do Campus VIII. 

O ADUNEB na Estrada é mais uma importante proposta da atual gestão do sindicato que tem sido colocada em prática. Por meio de visitas pré-agendadas, os representantes do MD discutem as demandas e os problemas da Uneb junto a docentes, estudantes e técnicos da universidade. A partir dessas discussões e do conhecimento dos problemas locais são pensadas maneiras de solucionar as questões. Várias comissões já foram formadas. A ADUNEB pressiona a Reitoria para que resolvam as demandas reivindicadas, a exemplo da solução definitiva para as passagens intermunicipais a docentes a trabalho, da ampliação do atendimento médico para os campi do interior, da construção de restaurantes universitários, entre outras.

O projeto ADUNEB na Estrada também se apresenta como uma importante ferramenta para que se possa ampliar o debate sobre a criação de um novo estatuto à Uneb. Com resoluções antigas e pautadas ainda no período Carlista, é necessário a elaboração de novas normas, que reflitam o atual papel da universidade e seus desafios para o futuro. A ADUNEB defende como princípio básico das discussões a democracia e a transparência dos debates. Para o MD, as discussões devem acontecer com paridade entre as representações da comunidade acadêmica, sendo 33% de cada segmento: professores, estudantes e servidores técnicos.