Notícias

Fórum das ADs e Reitores discutem orçamento das Ueba

 Para discutir sobre o déficit orçamentário das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), os Fóruns das ADs e Reitores realizaram reunião, em 28.09, na Uneb de Salvador. A atividade foi necessária a partir da divulgação, por parte do governo, da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016.

Ao contrário do que reivindicam professores, técnicos e estudantes, o governo Rui Costa novamente agiu com descaso com a educação pública superior. Na LOA do próximo ano o percentual destinado as Ueba se manteve em 5% da Receita Líquida de Impostos, o mesmo valor de 2015 (veja valores na tabela abaixo). Da mesma maneira, na Uneb, os recursos destinados ao custeio e ações finalísticas, não teve acréscimo. É desse setor que saem os orçamentos para suprir as demandas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. A diretoria da ADUNEB ressalta que foi justamente o déficit de recursos em custeio e investimento um dos motivos que levou as Ueba a greve em 2015.
 
Para os representantes do Fórum dos Reitores, o orçamento destinado pelo governo para o próximo ano não será suficiente para cumprir as demandas e obrigações financeiras das Ueba. Diante do quadro crítico, ainda nesta semana, os Reitores solicitarão o agendamento de uma audiência com o governador, em que tentarão sensibilizá-lo para a crise orçamentária das Ueba.