Notícias

Fórum das ADs discute orçamento das UEBA em seminário

O Fórum das ADs se reuniu na última terça, 20, na oficina “Indicadores: sustentabilidade das UEBA e salário docente”, ministrada pelo professor Wagner Duarte José, da Universidade de Santa Cruz (Uesc) e associado à ADUSC. O objetivo do encontro foi o de apropriar os dirigentes indicadores que reflitam a sustentabilidade das universidades estaduais de forma a potencializar os mecanismos de reivindicação de receitas e salários.

No intuito de aprimorar seus conhecimentos sobre orçamento, os professores analisaram e exercitaram assuntos como: cálculo de receitas e cotas das Universidades Estaduais da Bahia; cálculo de perdas salariais; indicadores de avaliação orçamentária, além de discutirem também os mecanismos de incentivo e financiamento do ensino superior.

Para o coordenador do Fórum das ADs, Alexandre Galvão, o seminário foi de grande importância para o Movimento Docente (MD) uma vez que forneceu informações técnicas e políticas sobre financiamento e orçamento das universidades. “Munido com essas informações, o MD pode se contrapor aos dados prestados pelo governo na mesa de negociação relacionadas ao orçamento das UEBA. Por outro lado, podemos refletir sobre qual a melhor estratégia para a campanha salarial e a proposta de autonomia vinculada a receitas do Estado”, pontua.

A oficina, realizada em duas etapas, abordou em seu primeiro momento, exemplos de receitas executadas pelas UEBA ao longo de uma década em comparação às receitas do Estado da Bahia. Prosseguindo, foi apresentado um estudo de perdas salariais acumuladas desde 1990, além de um estudo do impacto orçamentário vinculado a recomposição dessas perdas e a valorização do trabalho docente.