Notícias

ADUNEB discute Estatuinte em Itaberaba

 Sindicato também recebe denúncia sobre proposta de possível fechamento do Curso de História

 
Para debater as demandas da pauta interna da universidade, o projeto ADUNEB na Estrada esteve no Campus de Itaberaba na última quarta-feira (16). Entre outros temas, os professores do sindicato e a comunidade acadêmica do Campus XIII realizaram ampla discussão sobre o processo Estatuinte e os princípios defendidos pela ADUNEB referentes a instalação dos trabalhos. Leia aqui mais informações sobre a Estatuinte. 
 
Durante as discussões, uma das reclamações da comunidade acadêmica local foi o por que os debates sobre a Estatuinte só começarem em Itaberaba a partir da visita da ADUNEB. Até então, os gestores não propuseram a discussão no local. Segundo os diretores da ADUNEB, o problema evidencia a falta de diálogo da Reitoria, que novamente se distância da comunidade acadêmica e tenta construir a Estatuinte apenas debatendo com o grupo gestor.
 
Ainda em Itaberaba, os representantes do sindicato receberam uma denúncia de que os gestores discutem o fechamento do vestibular para as turmas do noturno do Curso de História do Campus XIII. A justificativa seria a falta de salas de aula e a necessidade de oferecer mais espaço a outros cursos do Campus.
 
O Curso de História de Itaberaba noturno atende a uma importante demanda regional de estudantes que, em sua grande maioria, também são trabalhadoras e trabalhadores durante o dia. Diante desse cenário, a ADUNEB dá voz às indagações da Uneb local: como fica o compromisso da Reitoria com a comunidade externa? Onde está o comprometimento responsável da Administração Central com o desenvolvimento regional?
 
A diretoria da ADUNEB está alerta e acompanhará a questão. Caso a intenção de fechamento das novas turmas do período noturno avance, sem ampla discussão, o sindicado irá para o enfrentamento com os gestores.
 
Docentes explicam sobre a Estatuinte