Notícias

Seminário Estadual sobre Reorganização sindical discute necessidade da unificação



Com cerca de 50 pessoas, entre representantes sindicais, estudantis e de movimentos populares, aconteceu, no último sábado, o seminário estadual sobre o processo de reorganização do movimento sindical brasileiro que discutiu fundamentalmente a necessidade da construção de um novo instrumento que possa aglutinar os trabalhadores em suas lutas. Seminários como este estão sendo realizados em todo o país com o objetivo de avançar no debate da construção de uma ferramenta unitária  e da organização da classe trabalhadora brasileira.

Na Bahia, o seminário foi organizado pela Conlutas, Intersindical, MES e MTL. Pela manhã foi feita uma avaliação sobre a conjuntura atual de crise econômica e os desafios colocados aos trabalhadores e à juventude para que não paguem a conta dessa crise. Para Cecília Amaral da Conlutas, “a unificação das organizações classistas e independentes é fundamental numa conjuntura de ataques aos direitos dos trabalhadores e de atrelamento das centrais sindicais majoritárias (CUT e CTB) aos governos e patrões”.

Pela tarde foi discutida a estratégia, concepção e estrutura organizativa que esta conjuntura exige de uma nova ferramenta unitária dos trabalhadores. Na ocasião, as organizações apresentaram as suas propostas e apontaram a necessidade do esforço pela unidade.

Para ADUNEB, que esteve presente no seminário, a discussão foi extremamente importante e, embora existam diferenças entre as organizações, o debate contribuiu para o avanço da unificação.

  Clique aqui pata ver a galeria de fotos