Twitter Youtube
Boletim Eletrônico
nome
email
Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

23/10/2009 12:35

Estudantes são ameaçados por PMs fardados e armados dentro do campus universitário


foto: Policiais no campus

No Campus XIII, Itaberaba, estudantes reclamam da presença de policiais militares (alguns estudantes da instituição) fardados e armados no interior da universidade. Segundo Karine Nascimento, estudante de Letras, desde o mês de agosto o movimento estudantil identificou a presença desses policiais armados dentro do Campus. Para a estudante, “a presença da farda e da arma de fogo dentro da universidade opõe-se ideologicamente a emancipação. Pressupomos que a repressão não garante a educação”.

Diante da situação de ameaça constante, os estudantes solicitaram ao Conselho de Departamento esclarecimentos e providências sobre a situação. Segundo Karine, a partir de então, se intensificou a presença de policiais fardados. Ainda segundo a estudante, durante discussão com os policiais, “eles ameaçaram chamar a viatura e prender os estudantes por desacato a autoridade”.

Na última terça-feira, os estudantes se reuniram com o Reitor, a Pró-Reitoria de Extensão e o Procurador Jurídico na busca por soluções para a situação. Na reunião foi orientado ao Departamento estabelecer uma norma interna que proíba a presença de policiais armados. Ficou, ainda, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e do Procurador Jurídico garantir o firmamento dessa norma entre o Departamento e o Comando da Polícia.

Para a ADUNEB, é inadmissível a convivência de armas no campus universitário. Na universidade o policial não está a serviço, ao contrário, está desempenhando uma atividade civil (a de aluno), junto com outros civis e, portanto, não deve estar fardado e nem portando armas. A presença da polícia no campus nos lembra os momentos de repressão ao ME na ditadura militar que não queremos reviver.

Presente em Itaberaba, na semana passada, para palestra sobre a LEI 7176/97, o diretor da ADUNEB, Abraão Felix, levou solidariedade ao movimento estudantil na luta contra a PM fardada e armada no Campus.



Fonte: Ascom ADUNEB

voltar

Outras Notícias

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Qual o problema encontrado por você no preenchimento do novo PIT?

Sistema não inclui as resoluções próprias de estágios
Cargas horárias preenchidas automaticamente
Não abre espaço para as especificidades da vida funcional
Falta orientação de como importar projeto do SIP para o PIT
Outros problemas
Não tive problemas ao preencher o PIT



by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefax - (71) 3257-9333 / 5803. E-mail: aduneb@atarde.com.br