Notícias

Em reunião Fórum das ADs cobra posicionamento dos Reitores

 Os Fóruns das ADs e Reitores estiveram reunidos nesta noite de quinta-feira (09), na Uneb de Salvador. A reunião marcada de última hora foi uma solicitação dos professores, devido ao período de greve, o tensionamento com o governo nas negociações e o fato de que todos os Reitores estavam na capital baiana naquele momento. 

No início da reunião os quatro gestores informaram que entraram em contato com o governo e se colocaram à disposição para participar da mesa de negociação realizada poucas horas antes. Mais uma vez os representantes do governador Rui Costa negaram a participação dos Reitores. A atitude foi analisada pelo Fórum das ADs como mais uma clara evidência do desrespeito e falta de vontade política do governo com as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).
 
Diante da atitude de Rui Costa, os representantes do Movimento Docente fizeram incisivas cobranças aos Reitores. A expectativa dos professores é que os administradores centrais tomem posicionamento político a respeito da greve e do descaso do governo da Bahia. Enquanto os Reitores ficam em silêncio e com posturas tímidas diante da greve, de outro lado, o próprio governador e seus representantes colocam a culpa pela crise orçamentária na má gestão das universidades. Nessa mesma quinta-feira (09), Rui Costa, ao ser questionado diretamente pelos professores do Fórum das ADs, fez fala sobre a má administração das Ueba. 
 
O desrespeito do governo com as Reitorias ainda vai além. Na mesa de negociação do dia 18.06, o Reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, tentou participar e auxiliar nas negociações, mas foi impedido e retirado da sala. O fato já foi amplamente denunciado pelo Movimento Docente e resultou em uma nota de repúdio do conjunto dos professores da Uefs.
 
Após a pressão, o coordenador do Fórum dos Reitores, Evandro do Nascimento, afirmou que se compromete em elaborar um documento sobre o assunto. 
 
Movimento Docente exige posicionamento dos Reitores diante do descaso do governo