Notícias

Fórum das ADs exige posicionamento político dos Reitores

 A falta de posicionamento político dos Reitores, diante da greve por maior orçamento às universidades estaduais, fez com que representantes do Fórum das Associações Docentes encaminhassem carta aos Reitores de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. No documento, protocolado nesta segunda-feira (29), junto ao Administrador Central da Uefs, Evandro Nascimento, o Movimento Docente (MD) cobra a participação concreta do Fórum dos Reitores na mesa de negociação, mesmo sem o convite do governo. 

Na carta, os docentes do Fórum das ADs reforçam que a greve é por maior orçamento as Ueba, em defesa da universidade pública e pela valorização do trabalho docente. Portanto, deveria ser defendida por toda a comunidade acadêmica, sobretudo, os gestores responsáveis pela administração central. “Entendemos que as reitorias, gestoras legítimas das Universidades Estaduais, têm o compromisso não só com as comunidades acadêmicas, mas também com toda a sociedade, de defender este patrimônio do povo baiano e de denunciar políticas que claramente comprometem o ensino superior em nosso Estado”, afirma o texto.
 
Além de solicitar a participação dos Reitores, o MD ainda exige uma resposta dos mesmos gestores ao desrespeito do governo com o Reitor da Uefs. Com o intuito de auxiliar nas negociações, o gestor tentou participar da última reunião, em 18.06, mas foi retirado da sala e impedido pelos representantes do governador Rui Costa. Mais uma clara demonstração de autoritarismo e falta de vontade política do governo petista.
 
O documento ressalta ainda que os representantes de Rui Costa, em dois momentos da negociação, já acusaram os Reitores por má gestão e os responsabilizaram pela crise orçamentária das Ueba. Nesse sentido, a participação dos gestores das universidades estaduais na mesa de negociação é também a possibilidade de contrapor a acusação dos representantes do estado.
 
Para finalizar a carta, os docentes são veementes na cobrança: se o silêncio dos Reitores persistir, mesmo diante do cenário apresentado, os mesmos serão responsáveis, tanto quanto o governo, pela manutenção da greve.
 
#ABahiaQuerResposta
                                                                                                                                         Foto: Ascom/Adufs
Reitor da Uefs recebe a carta do Fórum das ADs