Notícias

Greve – Avançam as negociações



Após pressão, governo confirma suplementação orçamentária para alteração do quadro de vagas 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (10) o governo do estado, confirmou aos professores a suplementação orçamentária para a alteração do quadro de vagas. A resposta dos representantes de Rui Costa veio após se sentirem pressionados pela forte mobilização organizada pelo Movimento Docente (MD), com o apoio dos estudantes, realizada na região do Iguatemi também neste dia 10.

Na reunião, após um impasse inicial, o governo sinalizou com a possibilidade de aceitar a proposta do Fórum das ADs da alteração do quadro de vagas. Segundo os professores, o princípio da alteração do quadro de vagas seria um caminho viável, com grande probabilidade de solucionar o problema do quadro de vagas em sua totalidade para este ano e 2016. Assim, além de solucionar a questão das promoções e progressões, a proposta estaria atrelada ao compromisso dos reitores em garantir as alterações de regime de trabalho. 

Para que a mesa de negociação continue a avançar, o MD ressalta que quer a garantia do estado de que a proposta de alteração do quadro de vagas garanta a implementação de todos os processos e o fluxo em andamento.

Para a próxima reunião com o governo, que será realizada na terça-feira (16), os docentes tencionaram e reivindicaram a participação do Fórum dos Reitores. A solicitação é consequência da última reunião, em 03.06, em que o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Wilton Cunha, acusou que a questão do déficit orçamentário das universidades estaduais estaria relacionada à má administração das reitorias. Nessa reunião do dia 16 também será discutida a proposta de minuta, do Fórum das ADs, para a norma que substituirá a Lei 7176/97.