Notícias

Nota Fórum ADs - Greve das Ueba: governo antecipa reunião e diz que era “apenas um bate-papo”



 A deflagração da greve, no último dia 07.05, e a pressão da categoria docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) fez com que o governo Rui Costa antecipasse a reunião com o Fórum das ADs, do dia 19 de maio para esta segunda-feira (11). Recebidos pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, os professores e as professoras tinham como expectativa uma proposta concreta do governo para as reivindicações da pauta 2015, sobretudo, o aumento do orçamento para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Invés disso, posto à mesa, apenas o despreparo por parte dos representantes governamentais e o desrespeito com os docentes. A informação no início da reunião foi que a atividade se tratava “apenas de um bate-papo”. 

Os professores das Ueba (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) deflagram greve; o estrangulamento orçamentário compromete inúmeras atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão; em dois anos foram cortados da rubrica de custeio e investimento R$ 19 milhões; e o governo marca uma reunião apenas para “bater-papo”. Sem uma única nova proposta, sem avanços na pauta, apenas para retomar o falso discurso da crise nos cofres públicos. 
 
O Fórum das ADs considera a ação do governo um desrespeito à categoria e a comunidade acadêmica. A antecipação da reunião causou expectativa em milhares de pessoas que são impactadas diretamente pela crise orçamentária das Ueba. O governo petista finge não entender a profundidade da crise das Universidades Estaduais da Bahia. Por falta de recursos, docentes e técnicos sofrem com o déficit no quadro de vagas, há insuficiência de materiais didáticos e equipamentos nos laboratórios, falta política eficaz de permanência estudantil, atrasos em bolsas de auxílio à pesquisa, entre outros problemas. Além disso, o governo tenta transformar direitos trabalhistas garantidos em lei, como promoção, progressão e alteração de regime de trabalho em “pacotes” a serem negociados.
 
Ato público dia 19 – Todas e todos em Salvador
 
Diante das veementes críticas e cobranças do Fórum das ADs, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, afirmou que fará esforços para que o governo apresente uma proposta na próxima reunião, que acontecerá dia 19, às 10h, na Secretaria da Educação (SEC).
 
Ainda sobre a próxima reunião do dia 19, o Fórum das ADs convida professores, estudantes e técnico-administrativos para um grande ato de reivindicação a ser realizado durante a reunião, às 9h, em frente à SEC. As Associações Docentes das Ueba novamente mostrarão força e poder de mobilização contra o descaso do governo Rui Costa, que age com descaso com a educação pública superior e privilegia os interesses políticos e econômicos do capital privado. Ônibus serão fretados para que a comunidade acadêmica dos campi do interior possa estar presentes e somar forças ao ato público. Para mais informações entrar em contato com a Associação Docente de sua universidade. Só a luta muda a vida! 
 
#ABahiaQuerResposta
 
FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DOCENTES - ADUFS, ADUSB, ADUNEB, ADUSC