Notícias

Fórum das ADs faz denúncia contra governo Rui Costa em dezenas de outdoors

 Ação foi censurada em Salvador

A partir desta segunda-feira (04) a campanha do Fórum das ADs, que denuncia o desrespeito do governador Rui Costa com as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) ganha o reforço de dezenas de outdoors por todo o estado. A ação conjunta das Associações Docentes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc mostra a falta de vontade política do governo com o problema do estrangulamento orçamentário das universidades. Pelo interior da Bahia, somente a ADUNEB, fixou 19 outdoors, que foram localizados em pontos estratégicos, de grande visibilidade, em cidades e rodovias.

Segundo a diretoria da ADUNEB, os outdoors ganham as ruas em momento oportuno, em que aumenta o tensionamento das negociações entre o Fórum das ADs e o governo. Nesta quinta-feira, 07.04, a categoria docente das quatro universidades pauta, em suas respectivas assembleias, a deflagração da greve por tempo indeterminado (leia mais). Na ADUNEB a Assembleia Geral Docente acontece às 13h, no Teatro da Uneb, no campus I, em Salvador. Para os professores, o momento exige a intensificação da denuncia à sociedade, que mostra o desrespeito com que o governador Rui Costa trata a comunidade acadêmica das Ueba e a Educação Pública Superior. Após quatro meses de extremo silêncio do governo quanto à pauta de reivindicações, duas reuniões foram realizadas, e nada avançou referente ao aumento do orçamento das universidades para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos.

Censura em Salvador

A campanha de denúncia feita pelo Fórum das ADs, por meio de outdoors, embora seja concretizada no interior do estado, sofreu censura em Salvador. De maneira questionável, nenhuma empresa da capital baiana, consultada pelo Fórum das ADs, aceitou fechar um contrato com os professores. A alegação foi que o conteúdo da mensagem teria sido considerado “inapropriado”. Diante do fato, os docentes perguntam: Como uma mesma campanha é recusada na capital e aprovada em várias regiões do interior da Bahia? Estariam as empresas de Salvador com receio de sofrer represálias do governo, visto que o mesmo é um dos mais fortes anunciantes do setor? Estaria o governo com medo da visibilidade e repercussão que poderiam causar as denúncias do Fórum das ADs na capital do estado?

O Movimento Docente (MD) das Ueba tem décadas de história de luta pautada em seriedade, ética e responsabilidade. Todas as reivindicações e denúncias feitas pelos professores têm como base fontes como o Dieese, Portal Transparência Brasil, Pró-Reitorias universitárias e dados divulgados pelos próprios órgãos do governo. Sem interesses econômicos ou forças políticas governistas e/ou reacionárias, o compromisso do Fórum das ADs é com a qualidade da educação pública superior.

 

O MD garante que mesmo com a censura dos outdoors em Salvador, a denúncia será levada à frente. Outros meios de comunicação são analisados e a luta dos professores segue em frente também na capital baiana.

Arte do outdoor, que ganha as ruas nesta semana