Notícias

Assembleia ADUNEB aprova Dia Nacional de Paralisação nesta quarta-feira (15), com portões fechados



 Os professores da ADUNEB, em assembleia geral extraordinária, aprovaram a participação da categoria, amanhã, quarta-feira (15), no Dia Nacional de Paralisação. A deliberação é que os portões da Uneb fiquem fechados em todos os 24 campi. Em Salvador, acontecerá atividade de mobilização no campus I, às 7h. Depois, às 15h, os professores participarão do ato público que ocorrerá, às 15h, no Campo Grande.  

A Paralisação Nacional é uma indicação conjunta das centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, NCST e Intersindical/CCT contra o projeto das terceirizações (PL 4330/04) e as medidas provisórias 664 e 665, impostas pelo governo Dilma, que atacam vários direitos da classe trabalhadora, como o seguro desemprego, pensões, PIS e auxílio doença.

A diretoria da ADUNEB, filiada à CSP-Conlutas, apoia a luta e ação unificada das centrais sindicais contra o PL 4330/04, considerado pelos professores como um dos maiores ataques aos direitos da classe trabalhadora brasileira das últimas décadas. Segundo os docentes da ADUNEB, o PL abre espaço para que se faça no futuro, no estado da Bahia, contratações de professores terceirizados ao quadro de vagas docente. A ameaça já acontece para os professores das instituições públicas federais de ensino superior, atacados pela sugestão da Capes, de contratação terceirizada, por meio de Organização Social (OS). O ANDES-SN critica a proposta.
 
Sobre o dia de paralisações, leia aqui a íntegra do comunicado publicado pela CSP-Conlutas.