Notícias

Estudantes da Uneb de Juazeiro protestam diante do vice-governador e reivindicam maior orçamento

 Um protesto do movimento estudantil da Uneb de Juazeiro, ocorrido em 26.03, na presença do vice-governador da Bahia, João Leão, e do reitor, José Bites, marcou a aula magna de início do ano letivo, no campus III. A ação dos estudantes foi para denunciar o impacto da crise orçamentária nos departamentos de Juazeiro e reivindicar aumento de recursos às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

Assim como professores e técnico-administrativos, os estudantes também demonstram não aguentar mais a política educacional do governo estadual, que corta o orçamento e impõe o sucateamento da universidade pública. Durante a reivindicação, os manifestantes entoavam gritos como: “Ah! Eu não aguento! Mais um corte no orçamento!”. Diante do vice-governador e do reitor ainda fizeram a leitura de uma carta que, entre outros pontos, demonstrou quanto o déficit orçamentário compromete as atividades acadêmicas dos departamentos de Juazeiro. “No campus III não temos papel para imprimir lista de frequência! Há anos o movimento estudantil luta por permanência: a UNEB é uma das maiores multicampias da América Latina e não possui nenhum Restaurante Universitário. As residências do Campus passam por problemas: Das 12 vagas ofertadas, apenas 2 são para mulheres. Mesmo estas sendo a maioria no campus”, afirmava o texto. A carta finaliza exigindo o fim dos cortes na educação e o aumento de verbas destinadas ao ensino público superior.

A diretoria da ADUNEB parabeniza o movimento estudantil do campus de Juazeiro por atuar em defesa das Ueba. Em vários outros campi da Uneb, estudantes ligados a coletivos, centros e diretórios acadêmicos têm demonstrado disposição para a luta em defesa do ensino público superior. O momento é de união e mobilização de todos os segmentos da universidade em prol das estaduais da Bahia, patrimônio do povo baiano. Somente o tensionamento e a demonstração de força farão com que o governo recue nos ataques à educação pública superior. Juntos somos fortes!
                                                                                                Foto: Levante Da Juv. Vale Do S. Francisco
Estudantes de Juazeiro reivindicam maior orçamento