Notícias

8 de abril – Paralisação das Universidades Estaduais da Bahia

 8 de abril – Paralisação das Universidades Estaduais da Bahia. Ato público reunirá, na SEC, em Salvador, centenas de manifestantes da comunidade acadêmica

Para denunciar à sociedade o agravamento da crise orçamentária e pressionar o governador do estado a sentar para negociar, a comunidade acadêmica de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc participará de ato público em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em 8 de abril, a partir das 9h. Neste dia as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) estarão com as atividades paralisadas e os portões fechados. O ato público, assim como o estado de greve da categoria, foi aprovado em assembleia geral docente nas quatro universidades (leia matéria aqui).

Segundo os professores, vários ônibus, fretados pelas Associações Docentes (ADs), levarão centenas de manifestantes ao ato, que reivindicarão, entre outros itens, pelo aumento do repasse orçamentário do estado de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). O aumento do orçamento é necessário para reverter o quadro de sucateamento das Ueba e suprir as demandas de ensino, pesquisa e extensão.

A ADUNEB conclama os docentes, estudantes e técnicos a participarem do ato público na SEC. Em breve o sindicato publicará mais informações sobre os ônibus que virão do interior a Salvador para a reivindicação, assim como mais detalhes sobre a organização da atividade.

Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública

As atividades realizadas na SEC farão parte do lançamento do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública e do Dia Estadual de Luta em Defesa da Educação Pública, que acontecem também em 8 de abril. O comitê é um espaço de resistência que, entre outros objetivos, atuará contra a mercantilização da educação e os ataques do capital privado. É fruto da construção e unidade de luta de diferentes segmentos, como professores e estudantes universitários, da educação básica, do campo, pesquisadores, movimentos populares e sociais. Em defesa da educação pública, o comitê conta ainda com a participação da ADUNEB, das demais Ueba, Regional Nordeste III do ANDES-SN e da CSP-Conlutas – Bahia.

Todos na SEC, dia 8 - na luta pela educação pública