Notícias

Diretoria da ADUNEB defenderá em AG a aprovação do Estado de Greve



 Na próxima terça-feira, 31.03, durante a Assembleia Geral Docente (leia o edital), a diretoria da ADUNEB defenderá a aprovação do Estado de Greve da categoria. A indicação foi feita pelo Fórum das ADs, a partir da reunião realizada em 12.03, em Ilhéus. O Fórum das ADs é um espaço que reúne representantes das Associações Docentes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Nesta terça-feira (24) as assembleias dos professores da Uefs e Uesb também discutem o Estado de Greve. Já na quarta (25) será a vez dos docentes da Uesc pautarem o mesmo assunto. 

Reunida em 17.03, a diretoria da ADUNEB decidiu pela defesa do Estado de Greve devido aos graves problemas orçamentários que o governo estadual impõe às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Para os professores, além da política de sucateamento da universidade, causa indignação a maneira intransigente com que o governador Rui Costa tem tratado a pauta de reivindicações 2015 do Movimento Docente das Ueba. Protocolada em 09 de dezembro do ano passado, até o momento, os representantes do estado se negam a sentar com os professores para negociar. Entre os seis itens da pauta, cinco são referentes, exclusivamente, a questões relacionadas ao aumento do repasse orçamentário às Universidades Estaduais. Uma pauta considerada avançada, em que os docentes demonstram preocupação com a qualidade do ensino superior e com as Ueba enquanto patrimônio público da Bahia.

Na Assembleia Geral também serão discutidas estratégias para intensificar a mobilização, união e força da categoria. Entre outras ações, serão debatidas a realização de reuniões nos departamentos, videoconferência para discutir a questão orçamentária, construção de paralisações e atos públicos, além de ampla campanha de mídia, com ações em rádio, TV e camisas com o tema das reivindicações. Participe!