Notícias

Debate sobre os 150 anos da Primeira Internacional acontece quarta-feira (17)

 Acontece na próxima quarta-feira, 17.12, o debate “150 anos da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT): História e Perspectivas”. Organizado pela ADUNEB a discussão irá repercutir, a partir das 9h30, sobre a importância histórica da Primeira Internacional Comunista, criada em setembro de 1864, como a primeira organização que abrigou trabalhadores de diferentes países do mundo na construção de uma luta unificada contra o capitalismo. Os debatedores serão os professores Antonio Carlos Mazzeo (Unesp), David Maciel (UFG) e Milton Pinheiro (Uneb).

Antonio Mazzeo é cientista político. Mestrado em Sociologia e doutorado em História Econômica, ambos pela USP. Pós-doutorado em filosofia Politica pela Università Degli Studi Roma-Tre (2000) e Livre-Docente em Ciência Politica pela Unesp (2004). Atua principalmente nos temas: Filosofia politica no Mundo Antigo, democracia, teoria do Estado, Teoria Politica, Estado Nacional brasileiro, capitalismo e marxismo, burguesia no Brasil, movimento dos trabalhadores, partidos políticos e política italiana contemporânea.
 
Milton Pinheiro é sociólogo e cientista político. Possui mestrado em Educação e Pesquisa - Université du Québec à Chicoutimi (2004) e doutorado em Ciência Política pela PUC/SP (2014). Professor da Uneb, editor da revista Novos Temas e autor/organizador, entre outros, dos livros “A reflexão marxista sobre os impasses do mundo atual” (2012); “Teoria e prática dos conselhos operários” (2013); e “Ditadura: o que resta da transição” (2014). Integra o grupo de pesquisa Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano (Unesp).
 
David Maciel é historiador. Possui mestrado (1999) e doutorado (2008) em História, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Recente, atuando principalmente nos seguintes temas: marxismo, neoliberalismo, história política, ditadura militar, transição democrática e autocracia burguesa.