Notícias

ADUNEB convida comunidade acadêmica para audiência pública nesta terça-feira (09)

 A ADUNEB conclama professores, estudantes e técnico-administrativos a participar das discussões sobre a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). A atividade acontece nesta terça-feira (09), a partir das 11h, na sala da Comissão de Educação. A ação, proposta pelo Fórum das ADs, pressionará os deputados e representantes do governo para a criação de uma emenda parlamentar para aumentar os recursos financeiros das Ueba. Em 2015, o governo ameaça cortar mais R$ 7 milhões nas rubricas de custeio e investimento. Neste ano, os mesmos setores já foram confiscados em R$ 12 milhões. Para a audiência foram convidados representantes das secretarias da Educação e Administração, da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior e do Fórum de Reitores. 

A comunidade acadêmica reivindica ainda o aumento no repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de impostos (RLI). Atualmente esse valor não chega a 5%. O estrangulamento orçamentário imposto pelo governo do Estado ataca diretamente o dia a dia das atividades acadêmicas, prejudicando de maneira significativa ensino, pesquisa e extensão. Entre outros problemas, há déficit no quadro de vagas de docentes e técnicos, falta de infraestrutura em laboratórios e salas de aula, sobrecarga de funções aos servidores, ausência de restaurantes universitários e creches, atrasos constantes em bolsas auxílio e de pesquisa.
 
Para combater a crise e defender as Universidades Estaduais da Bahia urge a necessidade da unificação da luta de professores, estudantes e técnicos. A diretoria da ADUNEB espera por você na Alba. Tod@s à luta. Juntos somos fortes!