Notícias

Orçamento das Ueba – Fórum das ADS faz pressão em deputados e consegue audiência pública

 O Fórum das ADs garantiu a realização de uma audiência pública, em 02 de dezembro, na Assembleia Legislativa (Alba). O objetivo da atividade será discutir a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o Decreto de Contingenciamento imposto pelo governo do Estado (leia aqui) e a necessidade da ampliação do quadro de vagas docente. A aprovação da audiência pública, na Comissão de Educação da Alba, só aconteceu depois da pressão dos professores, que por três vezes, neste mês de novembro, foram àquela casa de leis para cobrar os deputados (leia mais). 

Na luta por maior orçamento às Ueba o Fórum das ADs também conseguiu o comprometimento do presidente da Comissão de Educação, Álvaro Gomes, em elaborar uma emenda parlamentar referente à suplementação de verbas à Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2015. A ameaça do governo do Estado é cortar no próximo ano mais R$ 7 milhões dos setores de custeio e investimento das estaduais baianas. Caso seja confirmado mais esse ataque do governador Jaques Wagner às Ueba, em apenas dois anos (2014/2015), o governo petista terá confiscado cerca de R$ 19 milhões da Educação Pública Superior da Bahia.
 
A grave crise orçamentária mobiliza toda a comunidade acadêmica das Ueba. Faltam recursos para as demandas de ensino, pesquisa e extensão, pagamento de terceirizados e fornecedores. Devido ao estrangulamento orçamentário, em 03.11, o Fórum dos Reitores divulgou uma carta à comunidade em que denúncia o descaso do governo estadual com a educação pública superior (leia aqui).
 
A audiência pública acontecerá na sala de reuniões da Comissão de Educação, com horário ainda a ser confirmado. A expectativa é que professores, estudantes e técnico-administrativos lotem o local na luta em defesa das Ueba.
 
Professores das Ueba no gabinete do presidente da Comissão de Educação