Notícias

Fórum das 12 aumenta união e legitimidade enquanto espaço de luta das Ueba

 Professores, estudantes e técnicos, representantes do Fórum das 12, reunidos na ADUNEB, em 07.11, iniciaram um novo momento na história da luta unificada das três categorias em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Com a proposta de fortalecer o Fórum enquanto espaço democrático em defesa da educação pública superior, a partir de agora, o Fórum das 12 terá um novo modelo de coordenação e a elaboração de um regimento interno.

Para oferecer ainda mais espaço à pluralidade de ideias e a representatividade das três categorias, a coordenação do Fórum será exercida conjuntamente por um representante de cada segmento: professores, estudantes e técnicos. Para facilitar a articulação das ações, os três representantes da coordenadoria pertencerão a mesma universidade. O período de coordenação, assim como acontece nos fóruns dos reitores e ADs, terá a duração de um ano, sendo rotativo entre as quatro Ueba.
 
O novo modelo do Fórum das 12 já terá início na próxima reunião ordinária. Neste primeiro ano a responsabilidade será dividida entre os representantes da Adufs, Sintest e DCE da Uefs. 
 
Unidade de luta
 
Para a diretoria da ADUNEB, o fortalecimento do Fórum das 12 é essencial como espaço de luta unificado das três categorias das Ueba. O governo estadual, a cada ano, aumenta os ataques à educação pública superior. Os constantes cortes no orçamento, a ausência de autonomia na gestão das universidades, o sucateamento e a precarização que comprometem ensino, pesquisa e extensão evidenciam o proposital descaso do governo com as Ueba. É por meio da luta unificada, em reivindicações comuns aos três segmentos, que se terá a força necessária para o enfrentamento aos ataques às universidades estaduais e a defesa da educação pública superior, gratuita, estatal, laica e socialmente referenciada.
 
Fórum das 12 inicia novo momento histórico