Notícias

Fórum das ADs debate ações para 2015 e estratégias na luta pelo aumento do orçamento

 Em reunião ordinária o Fórum das ADs discutiu estratégias de luta, ainda este ano, pelo aumento orçamentário às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Iniciou também o debate sobre as ações sindicais para 2015, entre elas, a campanha salarial do próximo período. A atividade foi realizada em 06.11, no auditório da ADUNEB, em Salvador.

Neste momento, o Fórum das ADs estabelece como uma de suas prioridades a reivindicação por emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015. A ação é fundamental na tentativa de diminuir o impacto dos ataques do governador Jaques Wagner à educação pública superior. Além de pressionar os parlamentares por emendas à Loa, que poderão ser entregues até o dia 24 de novembro, as ADs também farão ações na mídia para pressionar o governo e reforçar a denúncia do descaso do governo com as Ueba.
 
Em defesa das estaduais da Bahia o Fórum das ADs, por meio de suas assessorias jurídicas, estuda a possibilidade de entrar na justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Decreto de Contingenciamento Orçamentário imposto pelo governo (leia aqui). Para os professores, o documento publicado pelo Estado é uma clara afronta à autonomia de gestão das Ueba. As ADs se pautam, entre outros fatores, no Art. 207, da Constituição Federal: “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
 
Sobre o início das discussões acerca da campanha salarial 2015, embora o debate esteja apenas no começo, nessa primeira reunião alguns pontos foram tirados como norteadores da questão. Entre eles estão a valorização da carreira docente, a atenção às demandas dos aposentados e o ganho salarial à categoria. A ADUNEB ressalta que todo o acúmulo de discussões a ser travado no Fórum das ADs, posteriormente, será levado à apreciação dos professores em assembleia geral.
 
Fórum das ADs luta por emendas à LOA e já pensa nas ações do próximo ano