Notícias

ADs pressionam deputados por emenda à LOA



 Os professores das Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) estiveram na Assembleia Legislativa (Alba), em 06.11, para cobrar dos deputados emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). A ação foi necessária devido à grave crise financeira das universidades e a intenção do governo estadual em realizar ainda mais cortes no orçamento para 2015.

Durante a peregrinação por gabinetes e corredores na Alba, os docentes puderam expor o problema da falta de verbas, sucateamento das Ueba e precarização do trabalho a vários parlamentares, sobretudo, aos que compõem a Comissão da Educação. 
 
Se não bastasse o Decreto 15.624, de 29 de outubro, que impõe aos servidores públicos o contingenciamento de verbas, a previsão da LOA para o próximo ano prevê o corte de mais R$ 7 milhões em custeio e investimento nas Ueba. Caso a intenção do governo se concretize, em apenas dois anos, 2014 e 2015, serão cortados aproximadamente R$ 19 milhões em custeio e investimento, setores responsáveis pelas demandas em ensino, pesquisa e extensão. Segundo a diretoria da ADUNEB, os profundos cortes orçamentários realizados anos após ano, são evidenciais de uma política de governo estadual atrelada aos interesses do governo federal. O que busca o governo petista é o enfraquecimento da educação pública superior estatal, com a valorização da expansão precarizada e desordenada das universidades federais.
 
Audiência pública
 
Os professores do Fórum das ADs também pressionam os deputados pela realização de uma audiência pública para se discutir a crise financeira das Ueba, a necessidade de emendas parlamentares à LOA e o aumento no repasse orçamentário do Estado às universidades estaduais para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). O presidente da Comissão de Educação da Alba, Álvaro Gomes, foi um dos deputados que prometeu empenho na aprovação da audiência pública. A expectativa das ADs é que a atividade aconteça ainda no dia 25 deste mês.