Notícias

Ampliação do quadro de vagas – Governo descumpre acordo e atrasa resposta



 Os representantes do governador Jaques Wagner, mais uma vez, descumprem um acordo firmado e mostram descaso com os problemas das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Conforme matéria publicada no site da ADUNEB (leia mais), em 30.09, a Secretaria de Administração (Saeb) havia se comprometido em responder, na semana passada, a nota técnica (leia aqui) que mostra os números do déficit e solicita a ampliação do quadro de vagas docente. O documento foi elaborado pela Secretaria da Educação (SEC), tem a concordância do Fórum dos Reitores e foi construído de acordo com as reivindicações feitas pelo Movimento Docente desde 2012.  

Além do déficit de vagas, outro problema que agrava a crise da Uneb são os processos de alteração de carga horária dos docentes, parados há meses na Saeb. Nenhuma explicação é dada pelo governo. Os processos já foram aprovados no âmbito da universidade e são direitos dos professores. 

Sobre a ampliação das vagas, segundo o coordenador do Fórum dos Reitores, José Carlos Santana, até o final da tarde de sexta-feira passada (03), a Saeb não teria encaminhado nenhuma resposta à SEC. A informação veio do representante da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildom Pitombo. 

Para a diretoria da ADUNEB, a atitude do governo não poderá ficar sem resposta. Os professores continuarão a pressionar o governo pela divulgação do parecer da Saeb ainda nesta semana. Na próxima segunda-feira (13), o Fórum das ADs se reúne na Uesc, em Ilhéus. Caso os governistas permaneçam em silêncio quanto à ampliação do quadro de vagas e aos processos travados, o MD irá traçar as próximas ações de reivindicação na luta pela educação pública de qualidade. Os docentes afirmam ser inadmissível os ataques do governo Wagner às universidades estaduais e aos direitos trabalhistas.